Mais à frente; adiante; 2. Naquele sitio; ali, lá ou acolá; 3.
1. Além de. Que vai através de, ao longe de alguma coisa ou alguém.
locução adverbial Em adição a algo; igualmente, também, do mesmo modo: são também exportados figos, maçãs e outras frutas, além do óleo de oliva.
As duas formas – além e para além – existem na Língua Portuguesa e podem ser usadas no mesmo sentido. Ou seja, ambas as expressões estão corretas, são similares no significado e sentido apesar de haver situações que convém não usar o termo “para”. Além significa mais adiante; naquele lugar; acolá; longe.
Expressão usada para acrescentar algo ao que já foi dito anteriormente. (= além disso). Tenho duas provas para estudar essa semana.
As duas formas poderão estar corretas, conforme o contexto em que ocorrem.
As três construções são corretas. Em locuções verbais, o pronome átono se pode estar ligado ao verbo principal ou ao verbo auxiliar.
- podem fazer = locução verbal; - duas concordâncias = sujeito; - se = pronome apassivador.
Vende-se esta casa. (Esta casa é vendida.) Podem-se citar exemplos. (Exemplos podem ser citados.)
A forma correta é precisa-se, no singular. Quando há uma indeterminação do sujeito, o correto é que o verbo seja conjugado na 3. ª pessoa do singular, independentemente do objeto indireto estar no singular ou no plural.
Deve-se OU devem-se? Crítica do leitor: “Você diz que a forma correta é DEVEM-SE EVITAR as formas rebuscadas, afirmando que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto da forma passiva e portanto o sujeito da forma ativa. Acontece que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto do verbo EVITAR e não do verbo DEVER.
Como o sujeito está no plural, o verbo também tem de estar. Por isso o auxiliar fica no plural: “devem”. A frase equivale à seguinte: “Os filhos não devem ser premiados pelas notas”. A segunda frase, porém, não tem locução verbal – “pretender” não é verbo auxiliar.
Acto que tem de se executar em virtude de ordem, preceito ou conveniência.
No sentido de em razão de, por causa de, DEVIDO sempre será acompanhado da preposição a. Essa relação entre um verbo e um termo que o complementa, estabelecida através de uma preposição, é chamada de regência verbal. Se após essa expressão surgir um substantivo feminino, ocorrerá a crase.
Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.