crossorigin="anonymous">
As angiospermas são plantas vasculares (apresentam vasos condutores) com sementes que apresentam como característica mais marcante a presença de flores e frutos. O termo angiosperma vem do grego angeion, que significa urna, e sperma, que significa semente.
É um grupo extremamente variado, com espécies com características bastante distintas. As características principais das angiospermas é a presença de flores e frutos que envolvem a semente. As flores podem ser definidas como uma estrutura com crescimento determinado que possui esporófilos que produzem esporângios.
As briófitas apresentam como fase dominante do ciclo de vida, os gametófitos. Os esporófitos das briófitas permanecem ligados ao gametófito e são nutricionalmente dependentes deles. As briófitas não possuem folhas e caules verdadeiros.
(Mack-2008) Todas as plantas apresentam alternância de gerações, isto é, uma fase assexuada, seguida de uma sexuada. Nas Briófitas, a fase Gametofítica predomina sobre a fase Esporofítica. Nas demais plantas (Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas), a fase Esporofítica é a predominante sobre a Gametofítica.
As plantas angiospermas formam o grupo de vegetais mais diversificado do planeta, com mais de 235 mil espécies conhecidas. Existem angiospermas que chegam a mais de 100 m de altura e outras com apenas 1 mm.
A presença de vasos condutores de seiva no caule das plantas. A seiva bruta que transporta água e sais minerais e a seiva elaborada que transporta produtos da fotossintese como a glicose pela planta, possibilitando assim um maior crescimento, característica ausente nas briófitas.
Já nas gimnospermas e angiospermas, o gameta masculino é o núcleo espermático, e o gameta feminino também chama-se oosfera. O núcleo espermático encontra a oosfera graças ao desenvolvimento do tubo polínico.
Micrósporo: formará o gametófito masculino....Primeiros vegetais a conquistarem definitivamente a independência da água para fecundação.
Os estróbilos, encontrados em muitas licófitas e na maioria das gimnospermas, são estruturas formadas por grupos de esporofilos (folhas modificadas que possuem esporângios) ou escamas portadoras de óvulos.
Rizóides – são filamentos que fixam a planta ao ambiente e absorvem água e sais minerais; Cauloides – é uma haste pequena de onde parte os filoides; Filóides – são estruturas clorofiladas.
A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa ´bolsa´, e sperma, ´semente´. São plantas que possuem sementes protegidas por frutos e também apresentam flores.
substantivo feminino plural [Botânica] Divisão das plantas fanerogâmicas, da ordem das coníferas, que compreende as árvores e arbustos nos quais os óvulos e as sementes se apresentam nus e sem pericarpo. Etimologia (origem da palavra gimnospermas). Do grego Gymnos 'nu' + aperma 'semente'.
As plantas gimnospermas chamam-se de coniferas porque durante o ciclo de crescimento exibem uma forma conica ou forma de um cone. Razao pela qual sao denominadas assim!
Qual o habitat preferencial das gimnospermas (pinheiros, sequoias e ciprestes)? Ambientes de clima frio ou temperado.
A reprodução das gimnospermas ocorre independentemente da água, graças aos estróbilos. ... Os grãos de pólen são levados para os estróbilos femininos principalmente pelo vento (anemofilia polinização pelo vento) e quando chega ao óvulo, o grão desenvolve o tubo polínico, que leva o gameta masculino até o gameta feminino.