A economia dos povos mesopotâmicos, tendo grande semelhança com o Egito, era sustentada pela produção agrícola obtida às margens dos rios Tigre e Eufrates. No entanto, a violência e irregularidade do sistema de cheias desses dois rios exigiam um esforço maior para que a exploração agrícola fosse viabilizada.
Especialistas na história da Mesopotâmia acreditam que os primeiros líderes políticos dessas cidades eram escolhidos por uma assembleia de cidadãos, já que a população que as habitava era pequena e cada família oferecia todos os seus membros aptos para as exaustivas tarefas nas obras de irrigação.
As sociedades da civilização mesopotâmica eram divididas por camadas sociais: nobres, sacerdotes, militares, comerciantes e escravos. O poder político, militar e das ciências se concentravam nas mãos da nobreza, dos sacerdotes e de alguns comerciantes.
Es importante destacar que la tierra de Mesopotamia era muy productiva porque estaba ubicada entre los ríos Tigris y Éufrates. Por esa razón el cultivo de la tierra era una de sus principales actividades.
Posteriormente la escritura fue cuneiforme. Esto significa que ya utilizaron signos en forma de cuña, los cuáles representaban sonidos y sílabas. Estos signos formaban palabras cuando se agrupaban. Claro que, la escritura fue fundamental porque ayudó a que quedara constancia de todas las acciones comerciales y labores de venta que efectuaban.
A primeira grande civilização da mesopotâmia foi criada pelos sumérios, que são povos provenientes da Ásia Central. Na Mesopotâmia eles desenvolveram métodos hidráulicos com o intuito de acumular a água que poderia ser utilizada em tempos de seca e para controlar as inundações dos dois rios impedindo o estrago das plantações.
De la misma forma establecieron que la hora tiene 60 minutos y que un minuto tiene 60 segundos. Esto ayudó a una mejor organización y administración del tiempo en las actividades económicas.
Dentre os povos que governaram o vale dos rios Tigre e Eufrates, em se tratando da arte militar, os assírios se destacam. Povo rude, acostumado aos rigores do clima desértico, aprenderam rapidamente - com as tribos das estepes asiáticas - a usar o cavalo como arma de guerra, tornando-se aurigas temidos.
O comércio, à base de troca, também prosperou, pois a Mesopotâmia era (e ainda é) muito pobre em metais, pedras preciosas ou semipreciosas e madeira. Quanto mais a produção agrícola aumentava, mais os reis tinham condições de ir buscar em terras distantes produtos para ampliar a produtividade e ostentar seu poder.
A Mesopotâmia ficava entre os vales do Tigre e do Eufrates que proporcionavam a inundação do solo. Aproximadamente em 3500 a.C já se aplicava sistemas de irrigação e conseqüentemente a horticultura intensiva.
O Primeiro Império Mesopotâmico se constituiu aproximadamente em 2330 a.C, quando o Rei Sargão (dos acádios) dominou plenamente as cidades sumérias.
A organização social variou muito pelos séculos, mas de modo geral podemos falar: Dominantes: governantes, sacerdotes, militares e comerciantes. Dominados: camponeses, pequenos artesãos e escravos (normalmente presos de guerra).
Durante o império de Hamurábi os babilônios dominaram toda a Mesopotâmia estabelecendo um Estado unificado. Porém, ocorreram diversas invasões, e em 1700 a.C dois povos invadiram a Babilônia, os hititas e os cassitas, acabando definitivamente com a unidade política da cidade.
O império Assírio 1875 a 612 a.C.
O comércio foi uma figura importante na sociedade mesopotâmica, e o fortalecimento do grupo mercantil provocou mudanças significativas, que acabaram por influenciar na desagregação da forma de produção templário-palaciana dominante na Mesopotâmia. Entre os babilônicos, foi a principal ciência.
As técnicas para controlar tais cheias se desenvolveram ao mesmo tempo em que a civilização chegou aos povos mesopotâmicos. O trabalho árduo, de todos os membros das aldeias, possibilitou a construção de obras hidráulicas, como muros de contenção, diques, canais de irrigação e poços de armazenamento de água para o período da seca.
A população mesopotâmica nasceu através das conquistas de dois principais povos: os sumérios e os acádios. Depois deles que se formaram outros, como os babilônios, assírios e hititas. As primeiras cidades da civilização mesopotâmica – Ur, Uruk e Nippur – foram construídas pelos sumérios.
A civilização mesopotâmica se desenvolveu no vale dos rios Tigre e Eufrates e é considerada o berço da cultura ocidental. ... A Mesopotâmia era uma região fértil que facilitava a fixação de populações. Em épocas sucessivas, sumérios, acádios e assírios, dentre outros povos, dominaram esta zona.
O Egito era protegido de ataques inimigos pelo deserto, já A mesopotâmia ficava em vales, e eram constantemente atacadas, por isso houve muitas mudanças nos povos que habitaram a região do crescente fértil entre o rio Tigre e o Eufrates, pois haviam ataques constantes as principais cidades, já o Egito não.