Existem diferentes características de relevo (planícies, depressões e planaltos aplainados) na região Norte, entretanto, o que predomina é uma superfície bastante plana, ou seja, as planícies.
O clima predominante é o de semiárido, com elevadas temperaturas durante todo e chuvas irregulares. Nessas condições, de dezembro a junho o tempo é chuvoso, e de julho a novembro é quente.
A região Nordeste tem uma vegetação tão rica quanto a sua cultura. Dependendo do clima e local, podem ser encontrados biomas diferentes, variando entre mangue, Mata Atlântica, vegetação de dunas, cerrado, caatinga, restinga, Floresta Amazônica e Mata dos Cocais.
Bahia
O Nordeste abrange Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. O Sul é composto por Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A região sudeste abriga os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
As cinco primeiras colocadas no ranking foram Maringá (PR) — campeã por três edições, em 2017, 2018 e 2021 —, seguida por Jundiaí, São José do Rio Preto, Piracicaba e São José dos Campos, todas em São Paulo. Entre as capitais, se destacam Curitiba (PR), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), São Paulo e Florianópolis (SC).
De acordo com o Índice de Desafios da Gestão Municipal elaborado pela consultoria Macroplan, que classificou as 100 maiores cidades do Brasil segundo quesitos como educação, saneamento, saúde e segurança, apenas Curitiba (PR) e Vitória (ES) aparecem no top 10.
Conheça as 9 melhores cidades pequenas do Brasil para se viver.