A ficha de leitura é um registro sobre os dados da obra, o autor, o resumo do enredo e alguns trechos importantes.
O conteúdo da ficha de leitura deve, primeiramente, resumir a obra. Em seguida, liste as informações importantes como época, personagens principais, relações com outros textos, informações sobre o autor e reflexões pessoais. Aqui, pode-se incluir, também, citações diretas marcantes.
As Fichas de Leitura servem como um guia de leitura de textos científicos em Ciências Sociais, que não substitui o resumo ou a resenha. Sua função é ajudar a identificar os elementos centrais na organização de qualquer texto acadêmico, de forma a orientar a sua discussão dentro de sala.
Uma ficha de leitura tem que conter, em primeiro lugar, os dados bibliográficos da obra: Autor: Título: Exemplo Editora: Coleção: Lugar e data da edição: SBN: De onde tiro estes dados bibliográficos?
Fazendo uma análise crítica
livro de acordo com o exemplo dado:
A ficha literária ou de leitura é um documento em que se regista, de forma sintética e ordenada, os dados mais relevantes de um texto que se leu (artigo, capítulo de livro, livro, etc.).
Informações sobre o gênero: O gênero ficha técnica apresenta informações específicas de algum objeto ou ser vivo organizadas em tópicos, de modo objetivo e sintético e em um formato específico, geralmente uma tabela.
Conceitualmente, fichamento é um resumo das principais idéias de um texto. É bastante utilizado como técnica de estudo e no processo de revisão da literatura. Nele, são resumidas e destacadas as partes mais importantes do texto com o objetivo de fazer futuras consultas.
Como fazer um fichamento
Resumo, resenha e fichamento | Qual é a diferença?
Principais diferenças entre resumos e fichamentos Enquanto o primeiro tem a função principal de sintetizar e reunir as principais informações, o outro aproveita as citações do texto para desenvolver e completar o pensamento do autor com suas próprias conclusões.
A principal diferença entre a síntese e o resumo, do ponto de vista narrativo, é a de a primeira não se compor de elementos e o segundo ser uma composição de elementos-chave. ... Um resumo pode ser inclusive uma composição de sínteses. E agora, a mais famosa no meio acadêmico: a resenha.
8) Qual forma de resumo difere-se dos demais, por permitir a opinião do autor? Técnico. Descritivo.
resenha é um texto de análise, crítica, comparações e opinião; resumo é um texto descritivo e imparcial, ou seja, não faz julgamentos ou avaliações e não vai além do que foi apresentado na obra.
Resenha de livros: precisa-se apresentar autor, título da obra, editora, enfim, informações que localizem o leitor quanto à bibliografia que foi objeto de resenha. ... Após o segundo parágrafo, é preciso confrontar as informações com os argumentos e pontos de vista de diferentes autores quando se trata da resenha crítica.
Descrição da obra analisada; Resumo das informações contidas no texto-base; Inclusão de citações da obra resenhada para ilustrar um comentário; Apresentação da opinião do leitor sobre o texto-base; Além disso, a elaboração de uma resenha requer os princípios básicos de qualquer texto: a coerência e a coesão.