Ainda em 1864 teve recusada a primeira obra que enviou ao salão oficial, “O Homem do Nariz Quebrado".
Vai ser possível conhecer mais de perto o cotidiano de Rodin em seu ateliê e seu método de trabalho – Rodin desenhava suas peças, esculpia em formato menor, fazia os moldes em gesso e depois seus assistentes se incumbiam de ampliá-las em outros materiais.
Esculturalmente, Rodin possuía uma capacidade única em modelar uma superfície complexa, turbulenta, profundamente embolsa em argila. Muitas de suas esculturas mais notáveis foram duramente criticadas durante sua vida.
O Pensador: escultura de Auguste Rodin.
O Pensador (francês: Le Penseur) é uma das mais famosas esculturas de bronze do escultor francês Auguste Rodin. Retrata um homem em meditação soberba, lutando com uma poderosa força interna. O Pensador originalmente procurava retratar Dante em frente dos Portões do Inferno, ponderando seu grande poema. ...
As esculturas de Rodin eram de um vigor escultórico que pareciam emergir da base em bronze, marcando em seus trabalhos um jogo de luz e sombra. O artista tinha a tendência de ausentar suas peças de pormenores. Além disso, Rodin frequentemente inspirava-se na mitologia e na literatura para dar forma a matéria.
Sua mais importante obra, na fase final de sua carreira artística, foi "Torso de uma mulher" de 1914. Rodin é considerado pelos especialistas em artes plásticas um dos mais importantes escultores em bronze de todos os tempos. Grande parte de suas obras estão expostas no Museu Rodin em Paris.
17 de novembro de 1917
Entre os anos de 1960 e 1964 criou a série “Bicho”: esculturas metálicas geométricas que se articulavam por meio de dobradiças, onde buscava a participação do público com seu trabalho e a “Obra Mole”, formada por pedaços de borrachas laminadas entrelaçadas. Fazia uso também de sacos plásticos, pedras, conchas etc.
É o tempo das esculturas inacabadas de Rodin, inspiradas em Michelangelo, e dos esboços dinâmicos de Carpeaux, com resquícios do rococó. Já não interessava a superfície polida e transparente das ninfas delicadas de Canova.
Os impressionistas buscavam retratar os objetos através do contraste de cor e luz, onde as próprias pinceladas dos pintores se tornam uma marca de luz e sombra na tela. ... O impressionismo é a técnica pictórica que levou seus artistas a representarem da melhor maneira a impressão visual da realidade.
As obras eram pintadas com pinceladas rápidas; Luzes e sombras são representadas com cor, principalmente com o uso das cores complementares; É o observador que deve formar a imagem a partir daquilo que vê no quadro; As cores se misturavam sobre a tela.
Entre os anos de 1868 e 1870, esses grandes nomes se reuniam para debater os assuntos pertinentes a esse novo movimento. Apenas em 1884, com o surgimento do neo-impressionismo, considerado uma evolução do Impressionismo, esse movimento passou a ter uma maior aceitação.
Podemos elencar como principal objetivo dos impressionistas a criação de obras espontâneas, que representassem a natureza, e por isso elas eram pintadas ao ar livre, pois o objetivo era obter inspiração direta da natureza.
Características da pintura expressionista Deformação da imagem visual e cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas. O pintor recusa o aprendizado técnico e pinta conforme as exigências de sua sensibilidade. O pincel (ou a espátula) vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões.