Observação é analisar, enxergar e pesquisar de forma cautelosa. ... A observação é uma destas ferramentas. É um método aberto, sem a necessidade de instrumentos físicos e do qual não existe um passo a passo delimitado. Mas, é também a primeira ferramenta que os psicólogos aprendem a utilizar.
O psicólogo utiliza-se da observação afim de coletar dados do comportamento e de situações ambientais, pois por meio das observações ele identifica as deficiência, identifica as variáveis que modificam o comportamento e os recursos disponíveis no ambiente, e pode elaborar estratégias melhores para a situação do que se ...
Aplicação de testes; II. Treinamento; III. Laudo psicológico. ... 2- Em se tratando das possibilidades de atividades a serem exercidas pelos psicólogos, assinale a alternativa INCORRETA: A A atividade de observação pode ser utilizada nas áreas de Pesquisa, Organizacional, Educacional, Clínica, Institucional e Hospitalar.
Técnica de coleta de dados, que não consiste em apenas ver ou ouvir, mas em examinar fatos ou fenômenos que se desejam estudar, elemento básico de investigação científica, utilizado na pesquisa de campo como abordagem qualitativa, podendo ser utilizada na pesquisa conjugada a outras técnicas ou de forma exclusiva.
Interpretar é pensar e fazer alguma coisa à moda de Heródoto; observar é ter uma experiência.
A observação científica busca: exatidão, precisão, sistema, registro e subjetividade.
A observação científica é firmada em fatos que foram testados. Já a observação não científica não tem base, já que é sustentada por especulações.
O método científico engloba a observação de um fato; elaboração de uma “pergunta” acerca desse fato, com base em uma teoria que precisa ser explicada; e formulação de uma hipótese, consistindo em possíveis respostas testáveis para esta pergunta.
É preciso uma grande dose de criatividade para fazer descobertas científicas e, frequentemente, a arte é uma expressão (ou um produto) do conhecimento científico. ... Considere a ciência por trás da mistura das tintas nas proporções corretas, ou a criação de perspectiva em um desenho.
Pode-se dizer, numa primeira abordagem, que o "senso comum" é uma disposição geral de todos os seres humanos para se adaptar às circunstâncias da existência e da vida ordinária. ... Na realidade, a aceitação da expressão "senso comum" em sua utilização corrente variou com o tempo.