A educação informal sempre ocupou um papel fundamental na sociedade, é ela que norteia o bom relacionamento entre os indivíduos. Já a educação formal possui a função de preparar o educando para atuar efetivamente junto á sociedade, para tanto oferece o conhecimento cientifico.
Educação formal é de grande importância para a formação das crianças e dos jovens. Por meio das práticas cotidianas, eles têm a possibilidade de acessar conhecimentos significativos para o mundo do trabalho, para a emancipação individual, entre outras funções.
Segundo o MEC, a educação formal é aquela que ocorre nos sistemas de ensino tradicionais; a não formal corresponde às iniciativas organizadas de aprendizagem que acontecem fora dos sistemas de ensino; enquanto a informal e a incidental são aquelas que ocorrem ao longo da vida.
Os métodos educacionais incluem o ensino, treinamento, narração de histórias, discussão e pesquisa direcionada. A educação geralmente ocorre sob a orientação de educadores, mas os alunos também podem se auto-educar.
O governo investiria não menos que 10% do PIB em educação. Hoje é investido aproximadamente 4%. Já países onde educar é prioridade do governo, como a Coréia do Sul, por exemplo, é investido o dobro desse valor. Professores deveriam ser contratados em dedicação exclusiva de 8 horas diárias e 40 horas semanais.
Portanto, o processo educacional se inicia desde os primeiros momentos da existência de um novo ser (o rescém-nascido). É dever da família, procurar conduzir esta educação da melhor forma possível.