O objetivo da enfermagem nos centros de atenção psicossocial deve ser a promoção de ações terapêuticas voltadas para identificar e auxiliar na recuperação do paciente em sofrimento psíquico, visando à reabilitação de suas capacidades físicas e mentais, respeitando suas limitações e os seus direitos de cidadania.
É comum que a grande maioria dos enfermeiros reconheça como ações dentro de um tratamento de saúde mental apenas a administração de remédios e o encaminhamento do paciente para serviços especializados. No entanto, o atendimento da enfermagem deve ir muito além, acolhendo e escutando o paciente com atenção e cuidado.
Sugestões
A intervenção em crise é um dos papéis do enfermeiro em saúde mental e psiquiátrico, nesse contexto todo enfermeiro tem de ter um conhecimento para que lhe permita reconhecê-la e agir de forma terapêutica e providenciar o atendimento da pessoa o mais rápido possível.
O cuidar da pessoa com transtorno mental no cotidiano domiciliar, dada a sobrecarga de atividades, o estresse emocional e físico, o isolamento social e a falta de perspectiva, contribui para o rebaixamento da autoestima, cansaço, desânimo.
Saúde mental: 4 profissões ligadas ao bem-estar psicológico
Nesse tipo de tratamento, o paciente psiquiátrico é internado no hospital, onde recebe atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana em que ele poderá ter acesso a uma grade terapêutica e receber cuidados como: alimentação, medicação, terapia ocupacional, terapias com psiquiatras e psicólogos, inclusive, em ...
O Brasil tem 15.
O Hospital Dia Psiquiátrico é um serviço de reabilitação e suporte psicoemocional para pessoas com limitações funcionais decorrentes dos transtornos mentais, bem como dificuldades de reinserção e readaptação ao ambiente sociofamiliar.
O Brasil possui 36.
Ainda estão com as portas abertas 26 hospitais de custódia e alas de tratamento psiquiátrico, onde estão internadas ou presas quase 4 mil pessoas com transtornos mentais e em conflito com a lei.
Os doentes mentais eram tratados como animais, vivendo em condições desumanas, dormindo sobre capim sujo de fezes e urina. Se as medidas farmacológicas não fossem suficientes, a terapia de choque e a lobotomia eram feitas, sem qualquer aprovação das famílias, daqueles que ainda as tinham.
O Manicômio Judiciário é um hospital especializado para doentes mentais criminosos e pessoas à disposição da Justiça, em fase de julgamento.
As instituições para loucos, ao decorrer da história, receberam diversas denominações tais como hospícios, asilos, manicômios, hospitais psiquiátricos; mas independente do nome como eram conhecidas, todas elas tinham a mesma finalidade: esconder o que não se desejava ser visto.
A diferença se dá no fato de que manicômio é um termo geral, usado no passado para se referir a qualquer hospital psiquiátrico. ... Enquanto os hospícios servem justamente para tratar os portadores.