Segundo explica o Major Scarpari, existe um conceito na pilotagem de helicópteros – a curva do homem morto, que se trata de uma relação entre velocidade e altura na qual, em caso de pane do motor, o voo em autorrotação garantia um pouso seguro.
Opere o controle coletivo com a mão esquerda.
Os helicópteros em São Paulo voam mais baixo que no Rio, em Londres ou Nova York. Aqui, o voo acontece a 500 pés (ou 150 metros), enquanto nas outras cidades a altitude dobra, chegando a 300 metros ou mil pés.
O helicóptero tem capacidade para um piloto e cinco passageiros, velocidade máxima (VNE) de 287 quilômetros por hora, autonomia com tanque standard de 4,14 horas (com velocidade de máxima autonomia) e alcance com tanque standard de 661 km (sem reservas, com velocidade de cruzeiro rápido).
Geralmente ficam entre os níveis FL 145 (aproximadamente 4 400 m de altitude) e FL 245 (aproximadamente 7 450 m de altitude).
O espaço aéreo sob responsabilidade do País estende-se além de suas fronteiras. Ultrapassa a área sobre seu território e alcança uma significativa parte do Oceano Atlântico, perfazendo um total de 22 milhões de km2, sobre terra e mar, acordados em tratados internacionais.
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) é a organização responsável pelo controle do espaço aéreo brasileiro, provedora dos serviços de navegação aérea que viabilizam os voos e a ordenação dos fluxos de tráfego aéreo no País.
Tipos de aerovia
b) Area navigation (RNAV) specification: especificação de navegação aérea que permite a operação da aeronave em uma trajetória específica baseado em auxílios de terra, constelação de satélites ou equipamentos inerciais embarcados, a capacidade RNAV pode ser alcançada com uma ou com a combinação das tecnologias citadas.
O caminho que o avião deve fazer é uma linha reta entre duas antenas. Dentro de uma aerovia, há diversos desses auxílios à navegação. Dependendo da altitude do voo, as antenas podem estar distantes entre 100 km e 200 km. Assim, o piloto vai seguindo as antenas até chegar ao aeroporto de destino final.
Ele se comunica através de um radar em solo e este replica seu sinal para o controle de tráfego aéreo, que assim sabe exatamente onde o avião está, para onde vai e de onde vem. Se for desligado, o avião simplesmente desaparece do controle aéreo e fica invisível também aos demais aviões.
É chamado de vôo por instrumentos, porque o piloto navega apenas por referência aos instrumentos da aeronave. ... Voar nas nuvens (IMC) requer um plano de vôo IFR e uma classificação de instrumento.
Helicópteros são mais perigosos que aviões? ... Para aviões, a taxa é de 0,84 a cada 100 mil horas de voo. Para os helicópteros, o número sobe para 1,2. Em termos percentuais, então, há 42% mais risco de acidentar-se num voo de helicóptero do que em um voo de avião.
O curso de voo por instrumentos (IFR) é geralmente realizado junto ao curso de piloto comercial. O curso de voo por instrumentos (IFR) é uma habilitação adicional que o piloto de avião pode realizar nas licenças do Curso de Piloto Comercial, porém também pode ser realizado com a licença do Curso de Piloto Privado.
Procedimentos. Um voo IFR tem três fases: partida, em rota e aproximação. Para cada fase há regras padrão que permitem aos aviões a voar IFR que se possam movimentar de forma segura e ordenada desde o momento em que descolam até que voltem a aterrar (Brasil: aterrissar).
O voo VFR é proibido acima de 14500 pés, já que este espaço aereo, denominado Classe A, é reservado para vôos IFR. ... Voo IFR- Instrument Flight Rules ou ( Regras de Voo por Instrumentos) é o conjunto de regras que o piloto tem que seguir para conduzir a aeronave orientando-se por instrumentos.
Outra boa oportunidade para aumentar suas horas de voo é se tornando instrutor. Para isso você precisa ter a habilitação PC (Piloto Comercial), que permite que você possa ser remunerado por isso. Depois é importante fazer um curso que habilite para ser instrutor e lhe dê o certificado INVA (instrutor de voo).
Voo VFR significa a operação de uma aeronave segundo as regras do voo visual. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL.
VOR, (Very High Frequency Omnidirectional Range) é um equipamento eletrônico usado na navegação aérea. Desenvolvido nos Estados Unidos a partir de 1937 e implantado em 1946, o VOR é o sistema de navegação aérea padrão no mundo, usado pela aviação comercial e geral.
Alturas Mínimas: Lugares Habitados: 1000 FTs (300 mts) acima do mais alto obstáculo existente num raio de 600 metros da aeronave. Nível de voo (FL = Flight Level): Acima de 3000 FTs, qualquer aeronave em condições VFR deverá voar em um nível de voo apropriado a sua direção de deslocamento (Rumo Magnético).
As etapas do planejamento de um voo.
Diz-se que "não há teto" quando a mais baixa camada de nuvens, cobrindo pelo menos metade do céu, está mais baixa que a altura mínima estipulada para aquele aeroporto. O que significa despressurização da cabine e como isso acontece? O avião possui uma cabine pressurizada.
@dudu_aritana Pilofe = do inglês "peel-off". É uma manobra efetuada antes do pouso, visando reduzir a um mínimo o tempo em que a aeronave...
Durante viagens de dia, as luzes internas do avião apagam para aterrissar ou decolar. Assim, no caso de uma emergência, as janelas seriam as únicas fontes de luz. ... Segundo as recomendações, a tripulação tem apenas 90 segundos para fazer a evacuação de todos os passageiros do avião.