Nox(Br) = 1 Assim, percebe-se que o gás bromo está sendo o agente redutor e o agente oxidante ao mesmo tempo. Quando um único composto realiza as duas funções, diz-se que ocorreu a desproporção. Lembre-se: uma reação química é um rearranjo de átomos.
Portanto, o átomo de fósforo precisa ter carga igual a 5+ para contrabalancear e fazer com que a soma seja zero, tendo nox = +5.
O NOX, ou Número de Oxidação, é um número com carga positiva ou negativa que indica se um determinado átomo está com deficiência ou maior quantidade de elétrons quando estabelece uma ligação química com outro átomo, igual ou diferente a ele, ou em uma reação química.
Essa má fama deriva, em grande parte, das emissões maiores de duas substâncias particularmente nocivas: os óxidos de nitrogênio (NOx) e os óxidos de enxofre (SOx). Além de precursores da chuva ácida, as substâncias causam danos aos tecidos pulmonares e impactos negativos à saúde humana.
Resposta. Explicação: O estado de oxidação, também chamado de número de oxidação, é uma abordagem para atribuir o valor da carga que um átomo em uma substância possui.
A soma dos NOX dos elementos em um íon composto é sempre igual à carga do íon.
Peróxidos são compostos que apresentam em sua estrutura o grupo (O2)2-, e que, ao reagirem com água ou com ácidos diluídos, produzem água oxigenada (H2O2). ... O peróxido mais conhecido é o peróxido de hidrogênio que em solução aquosa é denominado água oxigenada.
Para calcularmos o número de oxidação, devemos nos basear nas seguintes regras:
Para calcularmos a carga elétrica desse corpo, basta levarmos em conta a diferença entre o número de prótons e elétrons, observe: Como explicado no enunciado, o corpo tem mais prótons que elétrons, por isso, sua carga será positiva.
Para descobrir o número de elétrons, temos que raciocinar um pouco: Quando estava no estado fundamental, o número de prótons era igual ao número de elétrons. Portanto, esse átomo possuía inicialmente 15 elétrons. Mas a carga -3 indica que ele ganhou 3 elétrons, assim, agora esse íon possui 18 elétrons.
Para realizar o cálculo da massa atômica de qualquer elemento químico, devemos utilizar o seguinte padrão matemático: