Como promover a alimentação saudável na escola
Outro argumento importantíssimo sobre a alimentação balanceada e saudável na escola, é que na infância é que criamos preferências alimentares. E quando a criança aprende a comer direito, reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes, deficiências imunológicas, obesidade, entre outros problemas...
Para iniciar a atividade o professor deverá dividir a turma em grupos, sendo que cada grupo será um nutriente (carboidrato, lipídio, proteína, sais minerais e vitaminas). Cada grupo terá que realizar uma pesquisa sobre o seu nutriente e levar para a sala de aula alimentos que representem aquele nutriente.
A falta de vitaminas pode levar ao surgimento de várias doenças, sendo que as mais comuns são: Cegueira noturna. Pelagra. Raquitismo.
Dicas para uma alimentação saudável
Conheça os 8 grupos alimentares
Por exemplo, no topo da pirâmide estão os alimentos que devem ser consumidos com cautela, como os açúcares, óleos e gorduras. Já a base da pirâmide representa os alimentos que devem ser ingeridos com frequência, tendo em vista sua alta fonte de energia. Aqui, estão pães, batatas, massas e arroz.
Pirâmide alimentar: conheça os 8 grupos de alimentos e monte dietas mais saudáveis
Principais nutrientes de cada grupo alimentar: – Carnes, aves, peixes, ovos, feijão, nozes (ferro, zinco, vitaminas do complexo B, proteínas); - Gorduras, óleos e açúcares (vitamina E, ácidos graxos essenciais, carboidratos, porém são ricos em calorias e devem ser utilizados esporadicamente).
Entendendo melhor a função de cada um dos nutrientes
Resposta. Resposta: Carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, colesterol, fibra alimentar, cálcio, ferro, sódio, entre outros.
Classificação dos nutrientes Os nutrientes são classificados em dois grandes grupos, os macronutrientes e os micronutrientes: Macronutrientes são aqueles que nosso corpo necessita em maior quantidade, sendo encontrados abundantemente nos alimentos. Proteínas, carboidratos, lipídios e água são exemplos deles.
Carboidratos: a primeira fonte de energia do corpo. Proteínas: os alimentos construtores. Lipídios: os nutrientes energéticos. Minerais: o equilíbrio das funções vitais.
Os seis nutrientes essenciais são, então, vitaminas, minerais, proteínas, gorduras, água e carboidratos.
São seis os nutrientes que nosso corpo necessita diariamente: carboidratos, gorduras, proteínas, água, sais minerais e vitaminas.