Deles surgem as larvas que precisam se alimentar logo que nascem, indo direto procurar um hospedeiro, no caso o cão. Ao se alimentarem no cão, essas larvas crescem, e precisam fazer uma muda, sendo assim, elas saem do cão e vão para o ambiente, onde se transformam em ninfas.
De acordo com a infectologista Joana Darc Gonçalves da Silva, nos humanos, esses aracnídeos podem causar desde pequenas manifestações alérgicas, em que a pessoa tem escoriações e manchas vermelhas pelo corpo, até algumas doenças como a febre maculosa, transmitida pelo carrapato infectado com bactérias da família ...
Para limpar bem os ambientes da casa, eliminar os carrapatos e outros parasitas, uma ótima dica é preparar uma solução de 500 ml de vinagre de maçã com 250 ml de água e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Após misturar todos os ingredientes, transfira o líquido para um borrifador e comece a faxina.
Veja algumas dicas para combater pulgas e carrapatos.
O parasita costuma ficar no ambiente, esperando a aproximação de um hospedeiro, andando por sua pele até encontrar um local onde possa se alojar e que o animal não consiga alcançá-lo para retirar, normalmente na região da cabeça ou pescoço.
Recomendações
5 passos para acabar com os carrapatos
Ainda não existe nenhuma vacina contra a Febre Maculosa, mas é possível adotar algumas medidas para prevenir a picada pelo carrapato: Usar roupas claras, para ajudar a identificar o carrapato, uma vez que ele é escuro. Usar calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas.
Causada pela picada de carrapatos-estrela infectados pela bactéria Rickettsia rickettsii, seu quadro inicial é caracterizado por febre alta, dor de cabeça, no corpo e perto dos olhos, enjoo, vômito, diarreia e falta de apetite. Tudo isso seguido do aparecimento de manchas no corpo.
O período de incubação varia de 2 a 14 dias após a picada (média de 7 dias), e os sintomas têm início súbito, com febre de moderada a alta, que dura geralmente de 2 a 3 semanas, acompanhada de dor de cabeça, calafrios, congestão das conjuntivas (olhos vermelhos).