Remédios As medicações que podem ser recomendadas para quem sofre com o zumbido no ouvido incluem: Antidepressivos tricíclicos, como amitriptilina e nortriptilina para aliviar os sinais de depressão e ansiedade decorrentes do zumbido no ouvido.
Causas - Além da perda de audição, doenças neurológicas, acúmulo de cera no ouvido, depressão e dieta inadequada estão entre as causas do problema. No caso dos fatores fisiológicos, a sensação é desencadeada por falhas na vascularização do ouvido.
Além de inúmeras causas metabólicas e otológicas, o zumbido também poder ser psicogênico e, estar associado a fatores emocionais, principalmente: ansiedade, preocupações, fobias, dentre outros. Existem recursos audiotecnológicos que diminuem em até 89,7% o zumbido, dependendo da causa.
Isso acontece porque o zumbido envolve ruídos que são feitos pelos vasos sanguíneos que se localizam perto do ouvido. As principais causas disso são: Problemas no fluxo do sangue das veias carótida ou jugular.
O zumbido no ouvido tem como uma das causas mais comuns a chegada de uma idade mais avançada. Ele pode não apenas estar relacionado com uma natural danificação das células auditivas por conta da idade, mas pode ser mais um sintoma de que há uma falta de regulação no organismo.
Cara internauta, a sensação de pressão ou água no ouvido é uma queixa comum entre pacientes com zumbido, mesmo naqueles com exame normal. Algumas alterações musculares e doenças da orelha interna podem estar acompanhadas destes sintomas. Um especialista em zumbido poderá seguir sua investigação.
As causas de tinnitus pulsátil são diversas, dentre elas se encontram as mudanças de fluxo sanguíneo, tais como aumento de fluxo, em geral, aumento de fluxo local ou fluxo turbulento. Outras causas podem ser hipertensão, ou estreitamento de um vaso sanguíneo próximo ao ouvido.
Miringite bolhosa: é quando se forma uma bolha sobre o tímpano causando intensa dor, geralmente é causada pelo Mycoplasma. Miringite infecciosa: é a presença de vírus ou bactérias sobre a membrana do tímpano. Miringite aguda: é exatamente o mesmo termo que otite média, ou dor de ouvido.
Muitas vezes, o zumbido pode esconder a presbiacusia (perda da audição relacionada à idade). A situação geralmente começa por volta dos 60 anos de idade e afeta os dois ouvidos. Nesse caso, o chiado no ouvido surge como uma forma do sistema auditivo tentar compensar a falta de estímulo auditivo.
A miringite é uma infecção bacteriana ou viral do tímpano. A miringite é uma forma de otite média aguda e é causada por uma variedade de vírus e bactérias. As bactérias Streptococcus pneumonia e Micoplasma são causas comuns.
Otite externa é uma infecção grave da pele do canal auditivo, geralmente causada por bactérias (Pseudomonas é mais comum). Os sintomas incluem dor, secreção e perda auditiva se o canal auditivo inchou e se fechou; manipulação da aurícula provoca dor. O diagnóstico baseia-se na inspeção.
Como tratar: o tratamento consiste na administração de remédios analgésicos e anti-inflamatórios como a dipirona e o ibuprofeno, de forma a aliviar os sintomas. Caso se trate de uma infecção bacteriana, o médico pode recomendar o uso de antibióticos como amoxicilina, por exemplo.
A passagem de ar para o interior do ouvido médio é fisiológica. Mas em situações como resfriados, secreções nasais podem causar estes sintomas. O otorrino poderá, com um exame direto, observar se existe liquido no ouvido ou somente uma alteração da pressão de ar nos ouvidos, indicando um tratamento adequado.
Sintomas de perfuração do tímpano
Resfriado, gripe, rinite alérgica: Um sintoma comum dessas doenças é a obstrução nasal pelo acúmulo de catarro. Ao espirrar ou tentar assoar o nariz parte dessa secreção pode desviar para o canal auditivo causando a sensação de ouvido tapado e até mesmo levar a uma infecção grave como a otite.
Quando existe algum bloqueio da tuba auditiva, o ar não consegue entrar no ouvido e ocorre uma variação de pressão no interior dele, o que causa a sensação de estar tampado. Isso é muito comum durante gripes, resfriados e rinite alérgica, voos de avião, ou outras mudanças de altitude.
Um homem de 36 anos, morador da província de Fujian, no sul da China, consegue respirar pelo ouvido. O sujeito, chamado Zhang Xijiang, diz ter o dom desde a infância. Já nos tempos de guri, para faturar um dinheirinho, o chinês se exibia para a vizinhança. Em seguida, começou a fazer apresentações fumando pela orelha.
Quando sentimos o ouvido abafado parece que existe algo bloqueando a passagem do ar, e isso dificulta a capacidade auditiva. O problema, em geral, ocorre por conta de uma diferença de pressão entre a parte mais externa da orelha e a região média do canal auditivo.
Normalmente o barotrauma é tratado com o uso de medicamentos analgésicos com o objetivo de aliviar a dor, mas em casos mais graves o otorrinolaringologista ou clínico geral pode indicar a realização de um procedimento cirúrgico para solucionar a situação.
A aplicação do cerumin muitas vezes pode piorar a sensação de ouvido tampado, uma vez que derrete a cera que veda os espaços de ar que ainda permitiam alguma audição. Após a lavagem, caso o problema seja apenas cerume, a audição é restabelecida.
Como funciona O Cerumin tem na sua composição hidroxiquinolina, que é um agente com ação desinfetante, que também atua como fungistático, e trolamina, que é um emulsionante de gorduras e da cera, que ajuda a remover o cerúmen.
O recomendado é utiliza-lo por cerca de 5 dias, mas após a primeira aplicação o cerume já começa a amolecer dentro do conduto auditivo externo.