Protocolo 16/8 Também conhecido como Protocolo Leangains, o método foi popularizado pelo especialista em fitness Martin Berkhan. O interessado deve jejuar diariamente por 14 a 16 horas. A janela alimentar será restrita a 8 a 10 horas. Dentro da janela, é permitido se alimentar em 2, 3 ou mais refeições.
Os pilares do jejum intermitente Ingestão de líquidos sem calorias durante o jejum: água, café e chás sem açúcar ou adoçante; Evitar itens que não são exatamente alimentos, mas que contenham calorias, como o whey protein.
Diferentemente do café e chás sem adoçar e da água, a água com limão no não é recomendada. Isso porque, via de regra, o correto seria que o consumo é liberado dependendo da quantidade de limão na água.
Há algumas vertentes mais exigentes que indicam que qualquer caloria ingerida quebram o JI. Outras, mais tolerantes, aceitam meio limão, sem excesso, se for uma vez só no período. A prática mais comum é: exceto água, café e chá (sem adoçar) – tudo o mais pode quebrar o jejum.
"O ideal é que nos períodos de ingestão haja uma dieta variada e equilibrada, com alimentos saudáveis contendo todos os nutrientes essenciais. Nada de consumir besteiras ou calorias vazias." Durante o jejum intermitente, água, café, chá e sucos pouco calóricos estão liberados.
Segundo a nutricionista funcional e esportiva Andrea Marim, os fãs de gomas de mascar podem respirar aliviados quanto a isso. “Chiclete sem açúcar não tem caloria e, por isso, é incapaz de quebrar o jejum”, explica a profissional.
O que eu sugiro é a pessoa em jejum beber água, com ou sem gás, chá de qualquer tipo e café. Tudo sem açúcar, obviamente. Se ajudar a tornar a transição mais fácil, a dica é no máximo usar adoçantes mais saudáveis, como Estévia, Xilitol ou Eritrito, mas o ideal é não utilizar nenhum tipo de adoçante durante o jejum.
Diferentemente do café e chás sem adoçar e da água, o refrigerante zero no jejum intermitente não é recomendado. Isso porque, mesmo não contendo calorias, é repleto de adoçante.
Durante o jejum pode chá sem açúcar ou adoçante, assim como água e café (também sem ser adoçado). Na verdade, a bebida é uma aliada da prática.
E pode ser tomado em jejum sim. Se a pessoa segue algum protocolo de emagrecimento com o jejum intermitente, o chimarrão não quebra o jejum, só a erva não conter açúcar", responde a nutricionista.
Chá Verde. O chá verde possui uma boa quantidade de cafeína, sendo assim, tomá-lo de manhã ajuda no despertar. Em jejum é melhor ainda, porque esse chá pode atuar no corpo mais eficientemente já que não estará “competindo” com nenhum outro alimento presente no organismo.
✅CHÁS ?: são excelentes escolhas, incluindo chá verde e preto, que tem uma substância chamada catequina ajuda a aumentar o metabolismo e suportar a fome no período de jejum! Outras ervas ? podem ser usadas, como cidreira, erva doce e temperos como canela e gengibre.
Também contribui para manter a saciedade e tem efeito diurético, ajudando a reduzir o inchaço.
Verdade: O açúcar não irá influenciar na liberação das substâncias do chá, mas como medida de saúde, a utilização de açúcar refinado não é aconselhável. Melhor opção seria o uso do mel ou do agave.
Não existe uma regra ou certo e errado, mas é preciso tomar muito cuidado com o uso do açúcar na sua alimentação. Todo chá possui suas características naturais e únicas. Ao adicionar o açúcar ou outros aditivos para adoçá-lo, os aromas e sabores naturais da erva podem ser mascarados.
Para preparar o chá, a pessoa deve ferver a água, desligar o fogo, colocar as sementes e tampar o recipiente. Depois é só coar. Karin afirma que chás feitos com ervas não podem ser adoçados de forma alguma, nem com açúcar, nem com mel, nem com adoçante.