A violenta invasão dos Dórios na região da Grécia e a destruição da civilização micênica fizeram a cultura helênica regredir, afundando os gregos em um período conhecido como Idade das Trevas da Grécia. Esta fase não possui nenhum registro escrito, apenas registros arqueológicos.
História Geral. Os primórdios da civilização grega estão relacionados ao processo de ocupação dos povos arianos que chegaram à Hélade, por volta de 2000 a.C.. Os aqueus foram os primeiros a alcançarem essa região após se deslocarem sucessivamente atrás de pastagens que suprissem seus rebanhos.
Formação da Grécia O povo grego foi formado da mescla de povos indo-europeus que começaram a estabelecer-se na Grécia Continental a partir de 2000 a.C. Os povos que formaram o povo grego foram os jônios, aqueus, eólios e dórios, cada qual chegando à Grécia em um período distinto.
aqueus
Resposta: Além de Esparta e Atenas, Tebas, Creta e Troia também foram importantes cidades-Estados (ou pólis gregas), porém as que se destacaram mais nas relações comerciais. Os gregos também são chamados de Helenos pelo fato de, na Antiguidade, a Grécia ser conhecida como Hélade.
A Geografia A Grécia continental também é chamada de península Balcânica era composta por terras férteis banhadas pelos mares, Egeu ao leste, Jônico a oeste e Mediterrâneo ao sul, cercadas de cadeias montanhosas o que influenciou muito a navegação marítima em todo o território.
Além das competições esportivas, os gregos inventaram a democracia e o teatro, três expressões que conquistaram o mundo. De todos os legados que a Grécia antiga deixou para o mundo ocidental três se destacam em termos de impacto para o público. ... O segundo legado foi o drama: teatro, tragédias e comédias.
Resposta. - Democracia; - Artes: pinturas, esculturas, heranças da arquitetura grega, o teatro; - Filosofia: pensamentos de Aristóteles, Sócrates, Platão.
A herança cultural deixada pelos gregos fora riquíssima e influenciara toda a civilização ocidental. Suas concepções de beleza, retratadas nas obras de pinturas, escultura e arquitetura, são tidas como clássicas, por seu equilíbrio e harmonia.
Um dos legados mais importantes da filosofia grega é, portanto, essa diferença entre o necessário e o contingente, pois ela nos permite evitar o fatalismo – “tudo é necessário, temos que nos conformar e nos resignar” –, mas também evitar a ilusão de que podemos tudo quanto quisermos, se alguma força extra natural ou ...
Dentre os legados dos gregos da Antiguidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos citar: a concepção de democracia com a participação do voto universal. a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.
O ideal de beleza impresso pelos gregos em suas obras artísticas, bem como o grande afinco que dedicaram a suas obras arquitetônicas, científicas e filosóficas consistem em um marco cultural sem precedentes, ainda que milhares de anos tenham se passado desde suas realizações.
Resposta: B Teatro, Filosofia,Jogos Olímpicos e Medicina. ESPERO TER AJUDADO!
Além da mitologia e arte, os gregos também criaram a Filosofia, a Democracia e os Jogos Olímpicos, trouxeram avanços na arquitetura, escultura, pintura e no teatro. Os gregos também nos deixaram vários avanços matemáticos. Portanto, é possível visualizar que, ainda hoje, a influência grega em nossa sociedade é enorme.
Resposta. Os gregos desenvolveram a filosofia, as artes, a tecnologia, os esportes e muito mais. Tamanha era a importância desta cultura, que os romanos, ao invadir a Península Balcânica, não resistiram e beberam nesta esplêndida fonte cultural.
a arte e arquitetura grega tiveram um efeito fundamental na evolução cultural e artística do Ocidente. Templos, prédios públicos, celebrações à vitórias em batalhas, aos mortos e famosos, e em oferenda aos deuses, os gregos criaram várias obras de arte para tais.
As casas ficavam dispersas, sem nenhum alinhamento, atrás dos templos e de outros monumentos. As ruas eram estreitas e sinuosas. As condições de higiene eram precárias: quase não havia esgotos e todo o lixo era jogado nas ruas para ser apanhado pelos cães.
Verificado por especialistas. A Grécia Antiga e a Atual são semelhantes na medida que dividem, ao menos historicamente, uma mesma tradição mitológica, tem as mesmas raízes étnicas (geneticamente não há muitas diferenças entre os gregos atuais e os antigos) e ocupam mais ou menos o mesmo território.
De tal maneira, por volta de 510 a.C. a democracia surge em Atenas através da vitória do político aristocrata grego Clístenes. ... Como forma de garantir o processo democrático na cidade, Clístenes adotou o “ostracismo”, onde os cidadãos que demostrassem ameaças ao regime democrático sofreriam um exílio de 10 anos.
A democracia grega e a democracia atual são bem diferentes. Na Grécia Antiga, apenas cidadãos, ou seja, só homens podiam votar. Diferentemente de hoje, no qual todo cidadão, tanto homem quanto mulher podem votar.