A coluna vertebral estende-se desde a base do crânio à extremidade caudal do tronco. As vértebras sacrais estão fundidas e formam o osso sacro, assim como as coccígeas formam o cóccix. A pelve é a base da coluna, onde os membros inferiores se articulam.
Áxis. È a segunda vértebra cervical e tem esse nome por formar um eixo de rotação para a cabeça (crânio), através do Atlas, ao redor do seu dente.
Vértebra C7 Finalmente, C7, que também é chamado de vértebra proeminente, é a única vértebra cervical que possui um processo espinhoso que não é bífido.
Atlas: é a primeira vértebra da coluna cervical, apresentando o canal vertebral com maior diâmetro. ... Apresenta processo espinhoso bífido, diminuição do diâmetro do forame vertebral, bem como as demais estruturas que se articulam com as estruturas superiores e inferiores à essa vértebra.
O processo espinhoso não é bifurcado e se apresenta descendente e pontiagudo. As vértebras torácicas se articulam com as costelas, sendo que as superfícies articulares dessas vértebras são chamadas fóveas e hemi-fóveas. As fóveas podem estar localizadas no corpo vertebral, pedículo ou nos processos transversos.
Resposta. Os ossos do esqueleto axial constituem o eixo principal do corpo e também formam as paredes de cavidades corporais como por exemplo: o crânio, a coluna vertebral, as costelas, o esterno, etc.
As principais funções da coluna vertebral correspondem a sustentação da estrutura corporal e auxílio na movimentação. Por isso, ela é considerada o eixo de sustentação do corpo. Além disso, a coluna vertebral representa um importante eixo de comunicação entre o sistema nervoso central e periférico.
O esqueleto axial forma o eixo do corpo e se constitui de crânio, coluna vertebral, costelas e esterno; enquanto que o esqueleto apendicular é constituído pelos ossos dos braços e das pernas.
coluna Vertebral