substantivo feminino Característica ou particularidade daquilo que é esbelto; que tende a ser elegante e gracioso; esbelteza.
O índice de esbeltez dos pilares é um parâmetro que busca avaliar o quão suscetível a barra comprimida é em relação ao efeito de flambagem. Esse índice consiste basicamente em uma medida mecânica que permite determinar a facilidade que um determinado pilar tem de se encurvar.
Índices abaixo do limite, definido pela ABNT NBR 6118:2014, caracterizam os pilares curtos. Índices inferiores a 90 e superiores ao índice limite referem-se aos pilares medianamente esbeltos. Pilares com esbeltez entre 90 e 140 são denominados esbeltos, e, acima de 140 tem-se os pilares muito esbeltos.
Os pilares paredes são elementos verticais, geralmente contínuos na altura do edifício, nos quais as dimensões da seção transversal são por vezes maior ou da mesma altura dos pavimentos.
fcd = fck/ μf Neste caso fck é a resistência do concreto. Exemplo: para um concreto com resistência de 20 mpa, usaríamos o valor 2. ρ = varia entre 0,02 e 0,03.
Bw. x. fcd. (d-0,4x); onde fcd = fck/1,4; Bw=largura da viga; d=altura útil e x é a nova posição da linha neutra encontrado pela formula x = 0,45*d.
3.
Cálculo de ferragens
A resistência à compressão (fc) do corpo de prova é obtida dividindo o valor resultante do ensaio, pela área as seção do corpo de prova em cm². Assim, é obtida a resistência em kgf/cm² que se dividida ainda por 10,1972 obtém-se a resistência em MPa.
fcj - resistência à compressão aos j dias; fck – resistência característica do concreto à compressão; fcd - resistência característica de cálculo. Lembrando que fcd = fck / 1,4 (coeficiente de minoração de 40% - NBR 6118).