EQST

Qual O Conceito De Marginalidade?

Qual é o conceito de marginalidade?

O sentido de “marginalidade” significa o conjunto de ações não honestas, não legais praticadas por aqueles que vivem de práticas criminosas. ... O interessante no acompanhamento destes processos envolvidos na significação das palavras é poder seguir o modo pelo qual se dá a disputa pelos sentidos na sociedade.

Quem são os marginalizados de hoje?

Dessa forma, as pessoas marginalizadas são afastadas da sociedade e estão fora de diversos contextos sociais, culturais, políticos ou econômicos. Vale citar alguns exemplos de pessoas marginalizadas: pobres, desempregados, homossexuais, travestis, imigrantes, negros, deficientes, idosos, dentre outros.

O que significa marginalização infantil?

Marginalização infantil As crianças são condicionadas a viver de caridade, pedindo esmolas, ou mesmo se prostituindo e se envolvendo com atividades criminosas. Sofrem preconceitos e crescem sem amparo ou acesso a direitos básicos, como alimentação, saúde e educação dignas.

O que é ser marginalizado?

Significado de Marginalizado substantivo masculino Indivíduo mais ou menos improdutivo, indigente, subempregado ou que como trabalhador, embora amparado pela legislação trabalhista, não tem condições de manter uma família, vivendo por isso à margem da sociedade.

O que é a marginalização?

A Marginalização é um conceito da sociologia que está relacionado com a exclusão seja social, cultural, política, econômica. Sendo assim, os indivíduos marginalizados, ou seja, os que sofrem o processo de marginalização, são chamados popularmente de “marginais”, “vadios” ou “indigentes”.

O que é marginalização espacial?

Por marginalização espacial, Corrêa (2000) enfatiza que é o atributo de valores que um dado lugar recebe seja de ordem econômica, política ou cultural que contribuem para marginalizá-lo da rede de lugares a qual se vincula.

Quais as causas da marginalidade escolar?

[…] a causa da marginalidade é identificada como a ignorância. É marginalizado da nova sociedade quem não é esclarecido. A escola surge como um antídoto à ignorância, logo, um instrumento para equacionar o problema da marginalidade.

O que quer dizer equalização social?

O primeiro grupo (teorias não-críticas) entende a educação como um instrumento de equalização social e, portanto, de superação da marginalidade. Ela reforça os laços sociais, promove a coesão e garante a integração de todos os indivíduos no corpo social (é fundamentalmente educativa).

Qual é o objetivo da educação para Saviani?

Para Saviani, a educação não se reduz ao ensino, contudo, o objetivo do autor é discutir apenas essa dimensão do fenômeno educativo. No ensino, a atividade magna, a atividade por excelência, é a aula: ... Eles passam a ser objeto da educação a partir do momento que é necessário que os homens os assimilem.

O que defende Saviani?

Organização do Trabalho Pedagógico - Pensadores da Educação - Dermeval Saviani. ... Idealizador da Pedagogia por ele denominada Histórico-Crítica, Dermeval Saviani defende que uma das funções da escola é possibilitar o acesso aos conhecimentos previamente produzidos e sistematizados.

Quais são as teorias não críticas?

Para Saviani (1984) as teorias não-críticas de educação, reguladas em uma concepção de mundo liberal são constituídas pela pedagogia tradicional, pedagogia nova e tecnicista. No sistema capitalista, os conflitos sociais e a pobreza colocam em risco uma pretensa estabilidade.

O que é teoria crítica Reprodutivista?

Entende-se a teoria crítico-reprodutivista como um movimento intelectual de tendência crítica baseado na produção intelectual marxista, e que se desenvolveu nos anos de 1960 e 1970 na Europa, principalmente na França. Esse movimento tratou de pensar a educação baseada em seus condicionantes sociais.

Quais as características da teoria pós-crítica?

Segundo o quadro teórico elaborado Page 5 288 por Silva (2009), os pós-críticos enfatizam a cultura, o gênero, a etnia, a diferença e a linguagem. Já os críticos ressaltam o poder, a economia, a classe social e o conflito.

Quais as principais características das teorias pós críticas do currículo?

Teorias pós-críticas do currículo Assim como as teorias críticas, a perspectiva pós-crítica criticou duramente as teorias tradicionais, mas elevaram as suas condições para além da questão das classes sociais, indo direto ao foco principal: o sujeito.

O que é teoria pós-crítica do currículo?

Nesta perspectiva, o currículo pós-crítico busca realizar no campo educacional brasileiro transformações, pensando em práticas educacionais que apontem para uma multiplicação de sentidos, para as variadas linguagens que o currículo traz como verdades que podem ser modificadas, com novas possibilidades e invenções.