A palavra bola está no grau do substantivo normal e o aumentativo é bolão. Aumentativos no português são palavras utilizadas quando se pretende dar a ideia de que alguma coisa é enorme, grande, exagerada, maior que o normal.
Significado de bonecas: Plural de boneca.
cabelão
homenzarrão
anelão
Perna – pernaça, pernão. Careta – julgo que não tem aumentativo, visto não me parecer que haja necessidade disso. Mas, se houver, podemos inventar: caretona. Bolsa – bolsão.
Sala: salão (aumentativo) e salinha (diminutivo). Copo: Copázio (aumentativo e pejorativo) e copinho (diminutivo). Barca: barcaça (aumentativo) e barquinha (diminutivo). Resma é um colectivo, que exprime o conjunto de vinte mãos de papel ou de quinhentas folhas.
O aumentativo das palavras muro, casa, cadeira e animal - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Gostaria de saber o aumentativo das seguintes palavras: muro, casa, cadeira e animal. O aumentativo (irregular) da palavra muro é muralha, de acordo com o Dicionário Eletrônico Houaiss.
animalaço
O grau diminutivo do substantivo indica o tamanho diminuído de um objeto ou ser. ... O grau aumentativo do substantivo indica o tamanho aumentado de um objeto ou ser.
A palavra flor tem, em princípio, os aumentativos florão e florona.
Na língua portuguesa, o aumentativo é o grau do substantivo que se forma por acrescentamento de um sufixo, geralmente "ão" ou "zão". Em alguns casos, forma-se por um prefixo, como em supermercado e hipermercado.
O grau aumentativo é usado, maioritariamente, para indicar o tamanho grande ou aumentado de um ser ou de um objeto. Grau normal: casa, amigo, barulho, homem, papel. Grau aumentativo: casarão, amigão, barulhão, homenzarrão, papelão....Formação do aumentativo
b) Que efeito produz a mudança dessas palavras para o grau aumentativo? Sugestão: Em amigão , produz efeito de carinho. Em casarão e cachorrão , o aumentativo indica tamanho. Aumentativo e diminutivo podem indicar, além do tamanho, diferentes intenções: carinho, afetividade, destaque, importância, ironia.
Grau Aumentativo Indica o aumento do tamanho do ser. Classifica-se em: Analítico = o substantivo é acompanhado de um adjetivo que indica grandeza. ... Sintético = é acrescido ao substantivo um sufixo indicador de aumento.
Relativamente aos substantivos de formação sintética, acrescentam-se, para os aumentativos, os sufixos: –aço (rico/ricaço), -aça; (bigode/bigodaça; vidro/vidraça), -ão (casa/casarão; faca/facalhão; rapaz/rapagão; chapéu/chapelão; porta/portão; sala/salão; papel/papelão; voz/vozeirão), -ona (pedra/pedrona); alhão (drama ...
O aumentativo de boca pode ser: bocarra, bocaça. Ambas as variações são aplicáveis.
O diminutivo pode ser, também, formado pela junção a uma palavra no grau normal de um adjetivo com sentido diminutivo, como:
Um diminutivo é uma palavra que foi modificada para transmitir um menor grau de seu significado original, para transmitir a pequenez do objeto, ou ainda, em alguns casos, para transmitir um sentido de intimidade ou carinho. ... O oposto da forma diminutiva é o aumentativo.
Flautim: diminutivo ou aumentativo. Golaço: diminutivo ou aumentativo.
A palavra pequeno(a) pode ter como diminutivos, de acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, as palavras pequenino(a), pequeninho(a), pequenininho(a), pequeninote(a), pequenito(a), pequenitote(a) ou pequenico(a).
O grau diminutivo dos substantivos indica o tamanho diminuído de um objeto ou ser: caderninho, livrinho, casinha, pãozinho.
senĭor, ōris, "mais antigo, mais velho", comparativo de senex, senis, "ancião, velho"; como tratamento, pode ocorrer na linguagem popular do Brasil sob as formas reduzidas siô, sô, sinhô, inhô, inhor, nhô, nhonhô, ioiô (e respectivos dim.)
Os principais sufixos nominais diminutivos são: -acho(a), -icho(a), -ucho(a): riacho, populacho, governicho, rabicho, barbicha, gorducho, papelucho. -ebre: casebre.
Há, basicamente, quatro tipos de sufixos derivativos....Principais Sufixos.
Isso significa dizer que o sufixo inho e suas formas variantes, quando acrescidos a terminadas palavras, podem expressar diferentes sensações, emoções, desejos, pensamentos, intenções e assim por diante.
de Houaiss (2001), os dados coletados sinalizaram que o sufixo –inho possui um valor mais afetivo que dimensional, funcionando como intensificador em advérbios e em adjetivos: agorinha, cedinho, pertinho, bonitinho, feinho, cheirosinho.
Os sufixos diminutivos “-inho” e “-zinho” devem ser usados conforme o final da palavra básica: usamos indiferentemente os sufixos “-inho” ou “-zinho” se a palavra básica termina por vogal átona ou consoante (exceto “s” e “z”): corpinho ou corpozinho, florinha ou florzinha.
Verificado por especialistas. a) O acréscimo do sufixo -inho aos advérbios constrói o sentido de intensificação para os advérbios. > Quando se diz "vamos falar baixinho", a intenção é ressaltar o quanto se deve falar baixo.