Para requerer o benefício é necessário procurar um Centro de Referência da Assistência Social (Cras) levando RG, CPF, comprovantes de renda e residência no caso do idoso; para a pessoa deficiente, além dos documentos citados acima é requerido os documentos dos responsáveis em caso de ser menor de idade, exame de ...
Se o idoso tiver um documento que comprove a sua idade acima de 60 anos, ou uma carteira profissional ou o documento do INSS, ele pode ir ao guichê e solicitar a sua passagem gratuita. Agora, se ele não tem como comprovar a sua renda, a carteira do idoso servirá como comprovante”, explica.
Também é possível retirar gratuitamente o bilhete nos postos de atendimento da SPTrans. Caso opte pelos postos dos terminais Parque Dom Pedro 2º (centro) e Lapa (zona oeste), o passageiro poderá agendar uma data e horário para a retirada.
Você pode solicitar o Cartão sem sair de casa! A solicitação dia do Cartão de Estacionamento para Idoso pode ser feita por meio do Portal SP 156. NOTA 1: O interessado deverá efetuar o login ou se cadastrar no Portal SP 156.
Veja como agendar solicitação do Cartão de Estacionamento para Idoso:
A Carteira da Pessoa Idosa poderá ser emitida por meio do endereço https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/ pela própria pessoa Idosa ou a pessoa idosa poderá requerer nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS. a) Acessar o site da carteira do idoso: Acesse aqui.
Homens e mulheres com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais que, comprovadamente, residam na Capital e Região Metropolitana de São Paulo. Para solicitar o cartão Utilize o atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento.
Endereços:
Desde 2003, a Lei nº 10.
É uma Autorização Especial para o estacionamento de veículos conduzidos por idosos ou que os transportem, em vagas especiais devidamente sinalizadas para este fim. Destina-se a pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, condutoras ou passageiras de veículos automotores.
Qualquer pessoa acima de 60 anos pode solicitar o cartão do idoso, para garantir o direito de utilizar as vagas preferenciais. Quem tem 65 anos ou mais, além do estacionamento prioritário ainda tem o direito ao transporte público gratuito ao apresentar o cartão.
Por lei, pessoas com 60 anos ou mais têm o direito de estacionar em vagas destinadas a idosos. O detalhe é que, para se valer do benefício legal, devem estar munidas da credencial expedida pelo órgão municipal de trânsito. O documento, que tem validade em todo o País, precisa ser renovado a cada cinco anos.
R$ 293,47
Para as pessoas com deficiência, o Decreto 5.
Quando preciso renovar o Cartão de Estacionamento para Idoso? A renovação do cartão trata-se de uma nova solicitação que pode ser feita em até 60 dias anteriores à data de vencimento, por meio do Portal SP 156 (clique aqui para acessar o Portal).