EQST

Qual O Agente Etiolgico Da Meningite Bacteriana?

Qual é o agente etiológico da meningite bacteriana?

Existem três principais agentes etiológicos causadores da meningite bacteriana: Neisseria meningitidis, Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae.

Qual é o agente etiológico da hanseníase?

A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.

O que transmite a hanseníase?

A hanseníase é transmitida por meio das vias aéreas superiores (fala, tosse, espirro). A transmissão se dá por meio de uma pessoa doente e sem tratamento.

Quais os tipos de hanseníase e suas características?

De acordo com a classificação de Madri, a hanseníase pode ser classificada em: hanseníase indeterminada (paucibacilar), tuberculoide (paucibacilar), dimorfa (multibacilar) e virchowiana (multibacilar).

Quais as características comuns da tuberculose e hanseníase?

I – Ambas são doenças crônicas não transmissíveis altamente prevalentes e incapacitantes. II – As doenças são transmitidas por bacilos através de vias aéreas. III – Uma das estratégias no controle das doenças é a busca de casos entre os contatos.

Quais as características clínicas e epidemiológicas da tuberculose?

I – A tuberculose é uma doença infectocontagiosa altamente prevalente no Brasil. II – A tuberculose é causada por um vírus transmitido por vias aéreas. III – A tuberculose está relacionada à pobreza e às precárias condições de vida.

Qual a característica típica que confirma hanseníase na biópsia de pele?

Várias lesões elevadas bem delimitadas,avermelhadas nas bordas e com centro branco, com perda total da sensibilidade. Múltiplas manchas hipocrômicas, com bordas imprecisas, sensibilidade e sudorese diminuídas e/ou ausentes.

Quais as principais características da hanseníase?

A hanseníase é doença de evolução crônica, mas seu curso pode ser interrompido de forma abrupta por sinais e sintomas agudos. Entre eles se salientam a febre alta, dor no trajeto dos nervos, o surgimento de lesões da pele (placas ou nódulos) e a piora do aspecto de lesões que já existiam previamente.

Quais as complicações da hanseníase?

A hanseníase afeta principalmente a pele e os nervos periféricos. As complicações mais graves resultam da perda do sentido do tato, dor e temperatura; fraqueza muscular que pode resultar em deformações; e lesões desfigurantes na pele e na mucosa nasal.

Em que estrutura da pele a lepra provoca lesões?

Olá! A Hanseníase consiste em uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae a qual atinge a pele e os nervos periféricos presentes nesta região podendo, quando não tratada de maneira adequada, levar a incapacidades físicas importantes.