É bem simples descrever um cômodo baseado somente em sua cor; não se esqueça de levar em conta se a cor é clara, média ou escura e se há misturas com outros tons. Por exemplo, o azul pode ser azul esverdeado, indicando maior quantidade de amarelo, ou pode ter mais vermelho na mistura, para que tenda para o roxo.
Descreve com riqueza de detalhes as características do lugar onde se dão os acontecimentos. EX:“Uma sala repleta de móveis sobre o piso de linóleo, móveis pesados, de feitio antigo: o enorme sofá, a mesa negra, a cristaleira, o relógio...
O resumo deve conter as seguintes informações:
Cenário é o espaço real ou virtual, onde a história se passa, pelo que fora do teatro e do cinema, se fala de cenário cultural, cenário histórico, cenário econômico, etc.
A Narração é um tipo de texto que relata uma história real, fictícia ou mescla dados reais e imaginários. O texto narrativo apresenta personagens que atuam em um tempo e em um espaço, organizados por uma narração feita por um narrador. Tudo na narrativa depende do narrador, da voz que conta a história.
verbo transitivo Expor as sequências de um fato ou acontecimento real ou imaginário, oralmente ou por escrito, contar, historiar, relatar: narrava um jogo de futebol; narrou a história da família; no livro, narrei o acidente com todos os detalhes. Etimologia (origem da palavra narrar). Do latim "narrare".
Texto narrativo é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço. Geralmente, ele é escrito em prosa e nele são narrados (contados) alguns fatos e acontecimentos. Alguns exemplos de textos narrativos são: romance, novela, conto, crônica e fábula.
O texto narrativo baseia-se na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Apresenta uma determinada estrutura e os seus elementos incluem o narrador, enredo, espaço, personagens, espaço e tempo.