Resposta: Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas.
A obra “A Lua”, conhecida por ser uma das favoritas do escritor Oswald de Andrade, marido da pintora, foi o primeiro quadro da artista vendido ao Museu de Arte Moderna de Nova York. O valor exato pago pelo museu nunca foi divulgado, mas, segundo as especulações, foi algo entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões.
Tarsila começou a refletir em suas obras temáticas relacionadas ao proletário, á desigualdade social, as opressões sofridas pelos trabalhadores e aos problemas do capitalismo industrial.
O impulso para a criação desse movimento foi justamente o quadro Abaporu que, como dito anteriormente, tem como significado "homem que come gente". Essa vertente da arte convidava os artistas a produzirem trabalhos com um viés voltado para a cultura do país, mesmo que com influências das vanguardas europeias.
O Abaporu foi pintado por Tarsila do Amaral como um presente para o seu então marido, o escritor e poeta Oswald de Andrade. A obra inspirou um novo movimento dentro do modernismo brasileiro: o movimento antropofágico. A obra foi duas vezes vendida como a obra brasileira mais cara.
Anita Malfatti foi uma artista brasileira que participou do movimento denominado modernismo. Ela foi uma das precursoras da arte moderna no Brasil e fez parte da semana de arte moderna que aconteceu no ano de 1922. ... As pessoas desaprovaram as reproduções modernistas dessa artista.
Anita Malfatti causou uma polêmica porque suas pinturas, apesar de belas, não se compromissava com a realidade e buscava dar ênfase nas expressões e nas cores. Assim, ela também trouxe temas do seu cotidiano, nacionais, de forma que fosse uma arte legitimamente brasileira.
No dia 6 de novembro de 1964, o Brasil perdia Anita Catarina Malfatti, pintora, desenhista e professora. Nascida em 2 de dezembro de 1889, em São Paulo, ela tinha uma atrofia no braço e na mão direita. ... Então com 24 anos, em São Paulo, Anita mostrava suas obras pouco acadêmicas e, por isso, era incompreendida.
A Semana de Arte Moderna foi um dos acontecimentos mais importantes do modernismo, que ocorreu entre os dias 11 a 18 de fevereiro de 1922. ... Anita Malfatti foi uma das artistas que expôs seus trabalhos, totalizando 20 telas, na qual se destaca “O Homem Amarelo”.
O evento marcou o início do modernismo no Brasil e tornou-se referência cultural do século XX. A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da vanguarda para o modernismo.
Anita Malfatti (1889-1964) foi uma artista plástica brasileira. A mostra expressionista da pintora realizada em São Paulo na Exposição de Pintura Moderna foi um marco para a renovação das artes plásticas no Brasil.
Em 1917, Anita reuniu 53 de suas obras com forte tendência expressionista, a fim de expor individualmente em São Paulo na “Exposição de Pintura Moderna Anita Malfatti”. Esse evento tornou-se um marco do movimento modernista no Brasil. ... Esses artistas defendiam as ideias da Semana de Arte Moderna.
Após a realização da Semana, alguns dos artistas mais importantes retornaram para a Europa, enfraquecendo o movimento, mas produtores artísticos como Tarsila do Amaral, grande pintora modernista, faziam o caminho inverso, enriquecendo as artes plásticas brasileiras.
A Semana foi financiada pela oligarquia paulista Mário de Andrade e Oswald de Andrade, que também eram jornalistas, usavam de seu espaço nos jornais para expor o Modernismo e defendê-lo das críticas.
A arte é manifestada em vários lugares. Os locais onde ela se encontra mais presente são: na pintura, na escultura, no cinema, na música, na dança, no teatro, na moda, entre outros. Desde a pré-história, a manifestação artística aparece.
Sendo assim, ler uma obra de arte, significa inteirar-se do conteúdo da imagem, observar a obra, captar com os olhos. A releitura por sua vez, tem como objetivo ler o texto, a obra ou a imagem novamente, recriar. É reinterpretar o objeto existente, criando novos significados.
A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922. O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras - pintura e escultura - e palestras.
E os 7 tipos de arte?
O comportamento do público era muito estranho, em geral a reação da maioria era de espanto, de frustração, com aquela nova estética importada da vanguarda europeia. A resposta conservadora à ousadia de Anita Malfatti não demorou.