Nas mitologias das religiões abraâmicas, Noé ou Noach (do hebraico: נח, "descanso, alívio, conforto") é o herói bíblico que recebeu ordens do Senhor para a construção de uma arca, para salvar a Criação do Dilúvio.
Segundo o Gênesis, Deus deu a Noé instruções para construir a arca. ... A história passa a descrever a arca navegando durante o dilúvio e o posterior recuo das águas, até seu encalhe no Monte Ararat.
“Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito.” (vs 6-7).
A visita dos três anjos e a confirmação sobre o nascimento de Isaque. Abraão foi circuncidado com noventa e nove anos após Deus ter anunciado que Sara daria à luz um filho - Isaque, o herdeiro da promessa; Isaque nasceu no ano seguinte a esse anúncio.
Segundo o texto bíblico, após o falecimento de Harã, Terá saiu de Ur dos Caldeus, com seu filho Abrão, juntamente com Sara e Ló e seguiram em busca da terra prometida. ... A Bíblia conta que Terá faleceu em Harã, tendo vivido duzentos e cinco anos.
Ur Kaśdim
Este foi o caso de Terá que parou em Harã, uma cidade cerca de 950 km de distância de Ur e localizada perto da atual fronteira da Síria com a Turquia. Era uma região fértil e bem regada. Terá se estabeleceu lá com seu filho Abrão, sua grande família e seus servos. Gênesis 12:5 sugere que a família prosperou ali.
Embora na Antiguidade fosse uma cidade litorânea, situada na foz do rio Eufrates, no Golfo Pérsico, atualmente situa-se no interior do país, ao sul da margem direita do Eufrates, a 16 quilômetros de Nassíria.
A cidade mais famosa do mundo naquela época se localizava no sul da Mesopotâmia, às margens do rio Eufrates, nas proximidades do Golfo pérsico, atual Iraque.
Padã-Arã é uma região de pradarias em torno de Harã, na alta Mesopotâmia, também conhecida como Planície de Arã, localizada entre os rios Eufrates e Habur.
Localiza-se a 77 km a sudoeste de Jerusalém e a 45 km de Hebron, aproximadamente a meio caminho entre o Mediterrâneo e o extremo sul do Mar Morto. Fica a 3 km a oeste do local original do Primeiro Testamento, correspondendo atualmente ao Tell es-seba.
Harã
Harã foi filho de Terá, e irmão de Abraão e Naor. Harã gerou Ló e duas filhas, Iscá e Milca; esta última casou-se com seu tio Naor.
Sara na Bíblia Sara foi esposa de Abraão. Ela era considerada muito bela ao ponto que Abraão temeu que quando eles estivessem próximos aos governantes mais poderosos ela fosse tirada dele e entregue a outro homem. ... Abraão fala de Sara como sua "irmã, a filha de meu pai, mas não a filha de minha mãe".
Milca foi uma mulher da antiga Mesopotâmia e uma antepassada do patriarca Jacó. Ela nasceu de Harã, que também tinha outra filha, Iscá, e um filho Ló (Gênesis 11:27, 29). O pai de Milca morreu em Ur antes de seu pai Terá (Gênesis 11:28).
Terá
Iscá é o nome hebraico para Jéssica. Iscá foi filha de Harã e irmã de Milca. O nome Iscá é mencionado apenas uma vez em todo o Antigo Testamento, encontrado em Gênesis 11:29. ... O nome da mulher de Abrão era Sarai, e o nome da mulher de Naor era Milca; esta era filha de Harã, pai de Milca e de Iscá.