10 de outubro de 1969
NA INTERNET - Acesse o site meu.inss.gov.br - clique em "Extrato Previdenciário (CNIS)". É necessário preencher um cadastro e gerar uma senha de acesso. NO POSTO - O segurado pode pedir o CNIS em um posto do INSS, sem agendamento. Algumas unidades fornecem apenas uma senha para facilitar o acesso pela internet.
Acesso Carteira Digital Para poder utilizar a Carteira de Trabalho Digital, o trabalhador precisa fazer um cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal www.acesso.gov.br e preencher um formulário. O cadastro vai solicitar o número de CPF, nome completo, nome da mãe, data e local de nascimento.
Para a emissão da 1ª via da CTPS, são exigidos os seguintes documentos:
O Registro Profissional, aquele cadastro do trabalhador no Órgão que regulamenta a profissão, também pode ser feito via internet. Nesse caso, o pedido deve ser feito no site da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, com a documentação sendo enviada, posteriormente, para o site de Protocolo Eletrônico.
Atenção: Você pode inserir uma foto sua na Carteira de Trabalho Digital. Para isso, no topo da página, clique onde diz "Editar Foto". Passo 13: Ao final da página, haverá o link "Imprimir Carteira". Clique nele para obter sua Carteira de Trabalho Digital, e poder enviar para seu empregador ou para quem quiser.
14 – Na tela principal da sua Carteira de Trabalho Digital, você poderá baixar sua CTPS para uma versão PDF ou imprimir, podendo enviar a qualquer pessoa, comprovando suas experiências profissionais, bem como guardá-la em arquivo PDF, em mídia desejar, através de um e-mail ou no seu computador.
* Bem no final da página você vai encontrar o link “Imprimir Carteira”. Clique nele para obter sua Carteira de Trabalho Digital e enviar para seu empregador/contador. Você pode enviar por e-mail – basta e escolher “Salvar como PDF” e pronto! Já está pronta a sua Carteira de Trabalho Digital!