A ética é a consciência natural do que é certo, errado e cumprir esses conceitos, fazendo as coisas certas naturalmente. A filosofia é ciência do pensar e do refletir, conseguindo assim respostas para perguntas de nossa mente.
A Ética é a área da Filosofia que discute o comportamento moral. Diversas, porém, podem ser as interpretações a respeito do agir moral, como são as de Aristóteles e Kant. Em outras palavras, esse termo pode ser entendido como a reflexão sobre o comportamento moral. ...
Sendo um dos principais conceitos da filosofia de Kant (1724-1804), imperativo categórico é uma forma de ética. O conceito é desenvolvido a partir da necessidade de tomar decisões como um ato moral, sem agredir ou afetar outras pessoas.
A ética permite-nos viver como seres humanos, detentores da capacidade de pensar, protegendo-nos, por isso, do caos e do desmoronamento da sociedade em que vivemos. Por esta razão, o ser humano sofre, naturalmente, influências sociais que condicionam a sua tomada de decisões. ...
Os estudos teóricos da Filofofia Moral subdivide a Ética em diversas categorias, as principais são três: Ética Descritiva, Ética Metaética e Ética Normativa. Descreve o que é o Bem e o que é o Mal, através da apreensão empírica dos fenômenos morais. Não há posicionamento normativo.
Moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto ética é um comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral.
Moral é individual, interna, pertence à conduta individual da pessoa, ao seu consciente ou inconsciente, ao seu íntimo, enquanto o Direito representa sempre uma alteridade, uma relação jurídica, uma norma de agir dotada de sanção e coerção, projetando-se, portanto, externamente.
Moral trata-se de um conjunto de valores, normas e noções sobre o que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade.
O conjunto desses valores é chamado de moral. Assim, o conceito de moral diz respeito à orientação da conduta individual e dos costumes, enquanto a ética avalia os princípios em que a moral está fundamentada. A ética é uma área de conhecimento da filosofia que estuda as regras morais e reflete sobre as mesmas.
Valores morais são os conceitos, juízos e pensamentos que são considerados “certos” ou “errados” por determinada pessoa na sociedade. ... Gentileza, Honestidade, Respeito, Ética são exemplos de valores morais.
O que são valores morais? Os valores morais são juízos construídos socialmente, fundamentados na ideia do bem, do que é certo ou errado. O conjunto desses juízos é chamado de moral - um conhecimento comum aos indivíduos de um determinado grupo, que orienta seus sentimentos e ações.
É quando os valores da sociedade estão em queda ou seja não se valorizam-se mais o que antes era valorizado.
Os valores se confundem, se misturam. Isso ocorre quando, por exemplo, as pessoas não sabem se é melhor ganhar a vida honestamente ou usar de meios ilícitos para enriquecer (há quem ache que a desonestidade é simplesmente uma questão de esperteza).
No mundo capitalista atual onde o consumismo, a riqueza e o poder imperam, ocorre uma inversão e conseqüente crise dos valores criando a necessidade de um retorno à ética. Ideologicamente a ética não mais apresenta os seres humanos reunidos em torno de idéias e práticas positivas de liberdade, igualdade e felicidade.
No entanto, existem alguns valores que são apresentados como “universais”, pois estão presentes em quase todas as sociedades do mundo por serem considerados importantes para um vida social harmoniosa. Por exemplo: liberdade, igualdade, respeito, educação e justiça.
6 valores pessoais que devem ser cultivados
Tem mais depois da publicidade ;) - Inversão de valores é quando não seguimos essas regras, infligimos a lei, fazendo o contrário do que deveríamos ter feito. Também, podemos citar o conceito de moral e ética, que também está ligado a este assunto.
Os valores materiais são necessários à vida na Terra, sem os quais não haveria progresso, constituindo-se, porém, em meios e não finalidades para o desenvolvimento espiritual do homem. ... Inicia-se, então, o desenvolvimento de sua sensibilidade espiritual, que vai levá-lo ao desenvolvimento moral.
Obras de reconhecido valor artístico costumam ser usadas como reserva de valor, isto é, como forma de proteger o patrimônio pessoal contra as incertezas da economia, podendo inclusive constar em balanço patrimonial.
O valor da arte é incalculável, as obras tem sim um preço, mas o valor dela é como dizer que um pensamento tem "tal" valor. O preço depende muito do conhecimento do artista.