(UFRS) Qual é a variação de energia interna de um gás ideal sobre a qual é realizado um trabalho de 80J, durante uma compressão adiabática? Alternativa correta: a) 80 J. ... Portanto, como não há transferência de calor, a variação de energia interna é de 80 J.
Sabe-se que a energia interna de um gás ideal é função apenas da temperatura do gás. Em um ciclo, o estado final e inicial são iguais. Logo, a temperatura final e inicial são iguais. Como a temperatura não varia, pode-se afirmar que a energia interna também não varia.
A energia interna contida em 2 mols de um gás monoatômico ideal, a uma temperatura de 300 K, é de aproximadamente: Dados: R = 8,37 J/mol. K. Na expressão acima, U é o número de mols do gás, R é a constante universal dos gases ideais e T é a temperatura média do gás, dada em Kelvin.
Exercício 8: Qual das afirmações a seguir, sobre o trabalho termodinâmico, estão corretas? ... c) O trabalho termodinâmico mede a energia que o gás gasta, ou recebe, para variar de volume. d) O trabalho termodinâmico é determinado pela temperatura do gás: quanto maior a temperatura, maior será o seu trabalho.