A projeção azimutal, também chamada de projeção plana, refere-se à representação da superfície esférica da Terra sobre uma superfície plana tocante ao globo. ... É utilizada para representar qualquer ponto da Terra, sendo mais comum a representação das regiões polares, ou seja, áreas menores do globo.
A projeção de Mercator é do tipo conforme, isto é, conserva o formato dos continentes, mas altera a dimensão de suas áreas. Ela divide o planeta em 24 meridianos e 12 paralelos (os mesmos elaborados para estabelecer os fusos horários), igualmente espaçados e distribuídos sobre a camada terrestre.
Uma folha de retícula é composta por uma camada flexível e transparente que contém a textura impressa. A folha de retícula é colocada sobre o papel, com a textura para baixo e ao ser esfregada com o lado cego de uma lâmina transfere a textura para o papel.
R: Projeções cartográficas são representações da superfície esférica da Terra em um plano, possibilitando a construção de um mapa. Um mapa corresponde à representação aproximada da superfície terrestre em um plano utilizando as coordenadas geográficas.
Resposta. A projeção de Mercator, diferente dos demais, ele conserva o formato dos continentes mais próximos a linha do equador (quanto mais próximo mais "fiel" a realidade), mas altera a dimensão de áreas ao se aproximar na direção dos polos, por se tratar de uma projeção cilíndrica.
Na projeção de Mercator, a distância entre os meridianos adjacentes é a mesma ao longo da longitude, porém a distância entre os paralelos aumenta com a latitude e se torna infinitamente grande nos polos, o que impede a representação deles nos pólos e nas suas proximidades.
A Projeção de Peters é uma projeção cartográfica cilíndrica equivalente, ou seja, que mantém a proporção das áreas representadas, mas altera as suas formas. ... Além disso, nesse planisfério, a África é colocada no centro do mapa, ao contrário da projeção de Mercator, em que a Europa encontrava-se no centro.
A projeção de Mercator pode ser considerada essencialmente eurocêntrica por privilegiar a manutenção dos formatos gerais dos países em detrimento da correta representação de seu tamanho, o que implica em uma representação dos países do Hemisfério Norte como maiores do que realmente são.
A Projeção de Mercator foi confeccionada em 1569, esta projeção é cilíndrica cujo comprimento da linha do equador é aproximada da medida real, ou seja, ela representa o mundo como se o comprimento da linha do equador fosse igual ao comprimento das extremidades do globo.
A projeção cilíndrica afilática de Robinson apresenta os meridianos em elipse e os para- lelos retos. Uma das mais usadas atualmen- te, tem a vantagem de ser um meio-termo entre a de Mercator e a de Peters, já que não preserva nem a forma nem a área correta dos continentes.
As Projeções Cartográficas têm por objetivo representar a Superfície Terrestre ou parte dela em uma superfície plana, sendo a base para a construção de mapas. Uma projeção cartográfica pode ser definida como um sistema plano de meridianos e paralelos sobre os quais pode-se gerar um mapa.
Resposta. A projeção cartográfica é definida como um tipo de traçado sistemático de linhas numa superfície plana, destinado à representação de paralelos de latitude e meridianos de longitude da Terra ou de parte dela, sendo a base para a construção dos mapas.
As três projeções mais conhecidas são a cilíndrica, a cônica e a azimutal. Esta representação é obtida com a projeção da superfície terrestre, com os paralelos e os meridianos, sobre um cilindro em que o mapa será desenhado.
A cartografia é a área do conhecimento que se preocupa em estudar, analisar e produzir mapas, cartogramas, plantas e demais tipos de representações gráficas do espaço.
A cartografia esta presente na agricultura,na previsão do tempo,construção de rodovias,aviação,planejamento ambiental e GPS.
A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa. Ou seja, é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas.
A cartografia, como sabemos, é a área do conhecimento responsável pela elaboração e estudo dos mapas e representações cartográficas em geral, incluindo plantas, croquis e cartas gráficas. ... Mapa – um mapa é uma representação reduzida de uma dada área do espaço geográfico.
Cartografia é a ciência que representa graficamente uma área geográfica ou uma superfície plana. É o estudo que atua na concepção, a produção, divulgação, representação e todo o processo dos mapas. ... A cartografia envolve, além da elaboração, a investigação científica, envolvendo a matemática, história e tecnologia.
As projeções cartográficas são classificas em três tipos diferentes: cilíndrica, cônica e plana, polar ou azimutal.
Cartografia é a atividade que se apresenta como o conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que, tendo por base os resultados de observações diretas ou da análise de documentação, voltam-se para a elaboração de mapas, planos cartesianos, e outras formas de expressão ou representação de objetos, ...
Hoje entendemos cartografia como a representação geométrica plana, simplificada e convencional de toda a superfície terrestre ou de parte desta, apresentada através de mapas, cartas ou plantas. Mapa de Mercator, 1587.
A cartografia pode ser definida como a ciência e a arte dedicadas à confecção e ao estudo de mapas e outros produtos cartográficos, como plantas, croquis e cartas. Os primeiros mapas produzidos pela humanidade possuem milhares de anos, tendo suas técnicas de produção se aperfeiçoado com o tempo.
é a atividade que se apresenta como o conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que, tendo por base os resultados de observações diretas ou da análise de documentação, voltam-se para a elaboração de mapas, cartas e outras formas de expressão ou representação de objetos, elementos, fenômenos e ...
A cartografia é muito usada na atualidade e nas três últimas décadas como meio de estratégia militar, pois os mapas e suas legendas informam condições naturais (vegetação, relevo, clima) que são itens importantes para conhecer as dificuldades a serem enfrentadas e também, preliminarmente, estudar como superá-las.
No final do século XVIII ocorre na Inglaterra a "Revolução Industrial", fato que marca o começo dos tempos modernos. Sua importância para a Cartografia é grande, uma vez que, com a geração de riquezas, foi possível um maior investimento na produção de cartas e instrumentos, que melhoraram a precisão dos trabalhos.
Cartografia seria o Estudo dos mapas, e a geografia ensinada nas escolas de certa forma seria o estudo dos mapas, relevos e etc que se encaixa em cartografia.