A polaridade de uma molécula está relacionada com a tendência dos átomos atraírem elétrons (eletronegatividade ou eletroafinidade) e com a geometria da molécula. ... Já para moléculas biatômicas com átomos diferentes, teremos uma diferença de eletronegatividade, logo teremos uma ligação polar.
Geometria molecular Quando há diferença de eletronegatividade entre os átomos, a geometria determina se a molécula é polar ou apolar. O dióxido de carbono é apolar devido à geometria linear que faz com que o momento dipolar resultante da molécula seja igual a zero.
A polaridade das moléculas pode ser identificada de acordo com dois critérios: a diferença de eletronegatividade dos átomos e a geometria molecular. A polaridade de uma ligação e de uma molécula está relacionada à distribuição dos elétrons ao redor dos átomos. ... Isso mostra que a água é polar.
resposta a cima, caso queira entender melhor: na ligação H-H há um compartilhamento de elétrons e como o Hidrogênio puxa o elétron com a mesma força q o outro Hidrogênio q é igual a ele, não tem um lado q puxa mais forte "a resultante é igual a zero" portanto, é A/polar, a=não, sem.
A molécula presente no clorofórmio (CHCl3) é uma molécula polar. As moléculas polares consistem em estruturas que possuem dois polos e realizam interação devido as forças de dipolo induzido, ou seja, são as moléculas que possuem polos positivo e negativo e realizam união através dos mesmos.
O monóxido de carbono é uma substância covalente diatômica formada por dois átomos de elementos diferentes. Apresenta geometria molecular linear.