Como Podemos Competir Com Concorrentes Voltados Ao Baixo Custo E Ao Baixo Preço?

Como podemos competir com concorrentes voltados ao baixo custo e ao baixo preço

O preço é o principal norte de sua estratégia comercial? Caso a resposta seja sim, talvez seja melhor construir valor para o seu produto para saber o que fazer quando o concorrente abaixar o preço para não perder clientes. 

Como as empresas devem reagir às mudanças de preços dos concorrentes?

Quanto mais eles dão descontos, mais eles dependem da capacidade de ganhar no preço, em vez de no valor. E quanto mais uma empresa depende do preço, mais rápido seu modelo de negócios é destruído.

Então, o que fazer quando o concorrente abaixar o preço? Criar mais valor para os seus produtos ou serviços e ajudar o cliente a compreender que para ter melhores resultados, é preciso investir mais!

Com isso, até as grandes organizações estão mudando sua maneira de avaliar a compra de serviços, usando a diferenciação por valor, em vez de simplesmente o preço mais barato. Entretanto, esse ainda é um trabalho árduo. 

Qual o problema nisso tudo? Bem, o problema é que não existe cliente fiel a esse modelo de negócios. O cliente é fiel ao preço mais barato e não ao atendimento, à garantia, ao ambiente.

Entenda neste artigo o que é experiência do cliente, qual sua importância e o que fazem seus profissionais, além de conferir exemplos reais e onze dicas infalíveis para proporcionar uma experiência de sucesso para seus clientes e faturar muito mais!

A diferença entre preço e valor

Antes de qualquer coisa, você precisa entender o porquê as pessoas compram de você. Muitas vezes, a empresa acredita que as pessoas compram por um motivo, mas, na verdade, elas compram por outro.

Pois é, quando os vendedores entendem o valor do produto, eles lutam contra o desconto tanto quanto você e fazem os clientes perceberem todo o valor agregado que a sua empresa oferece para eles.

O que fazer com a concorrência?

O que fazer com a concorrência?

Dito isto, a resposta para competir e vencer, é encontrar uma maneira de criar valor diferenciado e atraente para que os clientes estejam dispostos a pagar mais para obter suas soluções.

Entenda neste artigo como a Vieira e Medeiros Advogados Associados aplicou a metodologia Demanda Infinita para crescer 6x em 2022 e duplicar de tamanho em 2023, vendendo de forma mais inteligente no momento certo para os clientes ideais!

Porém, com margens mais baixas e maiores exigências colocadas sobre as compras, as empresas deixam de ter os resultados que produziam anteriormente quando tinham uma margem muito maior para fazer concessões em preços.

Quais passos devem ser considerados nos processos de mudança?

Porém, é fundamental entender que existe uma grande diferença entre competir por preço e valor e todas as empresas batem nessa tecla no momento da diferenciação, mas muita gente ainda faz confusão entre uma coisa e outra.

Nem eles conseguem ganhar por preço em todos os produtos — mesmo cobrindo os preços da concorrência, como no exemplo que demos acima. Por esse motivo, agregue valor aos seus produtos.

Competir no preço é o oposto de competir no valor real que você cria. É uma maneira de admitir que você não está competindo em valor e com isso, cria a percepção de que nenhum valor está sendo criado.

Conteúdo

Cada vez mais o preço se torna apenas o valor pago para ter alguma coisa, e não o motivo pelo qual compramos algo. Isso, aos poucos, está passando do B2B para o B2C e grandes empresas já pensam nos diferenciais, no lugar de lutar pelo desconto de 1 centavo.

Pessoas e empresas geralmente querem comprar de companhias que sejam as melhores e mais bem-sucedidas em seu segmento. E dificilmente essas empresas são as mais baratas. 

Como criar um diferencial para sua empresa?

Veja cinco passos para construir a sua:

  1. Estude o mercado onde está inserido. ...
  2. Identifique o que o cliente vê como vantagem. ...
  3. Avalie como oferecer uma solução melhor. ...
  4. Foque na inovação. ...
  5. Coloque seu diferencial em prática. ...
  6. Diferenciação no preço. ...
  7. Diferenciação na qualidade. ...
  8. Diferenciação no atendimento.

Qual é o diferencial competitivo de uma empresa?

O diferencial competitivo é o que leva os clientes a sempre preferirem comprar de você, mesmo tendo ofertas da concorrência e quando há uma diferença de preço. ... Esses atributos, que tornam a empresa única pela visão do cliente, são o motivo pelo qual algumas empresas mantêm as vendas mesmo durante períodos de crise.

Qual meu diferencial para uma empresa?

Para encontrar esse diferencial, você precisa saber as vantagens que a sua empresa oferece. Pode ser um bom serviço de pós-vendas ou o melhor preço, por exemplo. Lembre-se: um bom diferencial deve atender a três condições: ser único, valorizado pelos clientes e fácil de promover.