Os jogos cooperativos são práticas que geram um ambiente de coletividade e ajuda entre os participantes. ... Esse tipo de jogo visa estabelecer relações de confiança e parceria em um clima descontraído, proporcionando o fortalecimento do grupo e a empatia entre as pessoas.
Os jogos cooperativos têm várias características libertadoras, coerentes com o trabalho em grupo: libertam da competição (participação de todos para o alcance de uma meta comum); libertam da eliminação (buscam a integração de todos); libertam para criar (as regras são flexíveis e, todos podem contribuir para mudar o ...
Os hoje chamados Jogos Tradicionais, segundo Kishimoto (2009) são caracterizados pela transmissão oral, anonimato, conservação, tradicionalidade, universalidade e mudança, logo, nesses jogos se verifica a existência de certos padrões lúdicos universais, mesmo observando-se diferenças regionais, como variações nas ...
Em resumo os jogos possuem um certo número de características comuns que permite que sejam classificados como elementos de um jogo:
Os jogos tradicionais estão perdendo espaço em nossa sociedade, apesar da sua grande importância para a infância, por desenvolver a personalidade, a realidade, o simbolismo, a motivação, a criação de novas idéias, contato com a cultura e socialização, além do desenvolvimento integral do individuo.