O cultivo da cana-de-açúcar, (que obteve seu auge entre o final do século XVI e meados do século XVII), baseado no sistema Colônia-Metrópole, estruturou o comércio e o desenvolvimento das cidades nordestinas, principalmente na faixa litorânea, atualmente conhecida como Zona da Mata.
Pecuária. Na região se cria principalmente gado. Os maiores rebanhos bovinos estão na Bahia (cabeças), seguido por Maranhão (5.
Em 1630, a Capitania de Pernambuco foi invadida pela Companhia Holandesa das Índias Ocidentais (West Indische Compagnie). Por ocasião da União Ibérica (1580 a 1640) a República Holandesa, antes dominada pela Espanha e depois de conseguir sua independência, necessitava continuar seus negócios de distribuição de açúcar.
A ocupação e o povoamento inicial do Agreste e Sertão (3) acham-se relacionados à evolução da atividade canavieira desenvolvida no Litoral. ... Isto resultou numa divisão regional do trabalho: a Zona da Mata voltou-se para a produção de açúcar e o interior (Agreste e Sertão) para a produção do gado e gêneros alimentícios.
Ela é a primeira a ser retratada devido aos portugueses terem chegado primeiramente no litoral de lá, através das navegações. A vegetação é bastante diversificada, há mata atlântica e mangues no litoral, cerrado no sul do Maranhão até o oeste da Bahia, caatinga no sertão e mata dos cocais no Maranhão e Piauí.
nordeste
As principais atividades que marcam a economia do Nordeste são agricultura, pecuária, produção de mercadorias industrializadas e o turismo. ... Na sub-região do Meio Norte, que abrange todo o estado do Maranhão e a porção oeste do Piauí, a atividade econômica predominante é o cultivo de algodão, cana-de-açúcar e arroz.
Foi no litoral nordestino que se deu a primeira atividade econômica do país,a extração de petróleo,mas atualmente a principal atividade da região é a açucareira.
A principal atividade econômica é a pecuária extensiva e de corte. Outras atividades desenvolvidas no Sertão são: cultivo irrigado de frutas, flores, cana de açúcar, milho, feijão, algodão de fibra longa (no Vale do Cariri, Ceará), extração de sal (litoral cearense e potiguar) e o turismo nas cidades litorâneas.
A agropecuária é uma atividade econômica que abrange tanto a agricultura quanto a pecuária. No sertão, a atividade pecuária (criação de animais) ocupa um lugar de destaque, uma vez que é a principal atividade econômica.
O Sertão é uma sub-região do nordeste localizado entre o Agreste e o Meio Norte. É a maior das mesorregiões do nordeste, englobando a maioria das Unidades Federativas nordestinas. Seu clima predominante é o semiárido, caracterizado pelos longos períodos de seca.
No sertão nordestino, milhões de pessoas nascem, sofrem e morrem, sem perspectiva de futuro. Isoladas do resto do Brasil, encontramos famílias em povoados distantes, morando em casas de taipa, dormindo no chão de terra batida, sem água ou alimento, desnutridos e desorientados pela fome e pela seca.