ÉPOCA DE PLANTIO Para a mangueira, na nossa região, a época ideal para plantio é no início das chuvas (janeiro e fevereiro), o que vai ajudar as plantas a suportarem melhor a época de estiagem.
O rendimento por pé, é de 300 a 800 frutos, quando são grandes e de 1000 a 1200 quando são pequenos ou médios.
Com emprego de novas tecnologias, os produtores conseguiram também antecipar o início da produção da manga. Outro ponto observado foi o aumento do adensamento dos pomares, com um maior número de plantas por hectare – antes, eram 250, média. Agora, são plantadas 1.
A época do ano afeta o resultado da enxertia. O período mais indicado para realização de enxertia está compreendido entre os meses de novembro e dezembro. Por cerca de doze meses após a enxertia, a união do enxerto com o porta-enxerto ainda não está completa, principalmente para a variedade Hass.
Escolha do porta-enxerto De modo geral, a variedade Espada produz um excelente porta-enxerto, em razão do seu vigor e tolerância à “seca da mangueira”, doença que atualmente vem afetando os pomares em todo país. Outros porta-enxertos usados são a Carlotinha, Itamaracá, Santa Alexandrina e Ubá.
Na operação de enxertia, o porta-enxerto deve ser cortado com uma tesoura de poda, 20 cm acima do colo da planta, e com um canivete, desinfetado em álcool ou solução de água sanitária a 5% (50 ml do produto comercial em 1 litro de água), será feita uma fenda de 3 a 4 cm de profundidade, de cima para baixo.
Deve-se cortar todos os galhos do porta-enxerto, deixando só dois ou três, para deixar o enxerto respirar, caso a técnica seja feita no campo. A borbulha e suas formas, como o T normal; T invertido; em janela aberta; em janela fechada; chapinha e anelar. Com um canivete, corte um pedaço da casca do enxerto, a borbulha.
Os cuidados gerais a ter com as mini rosas são, as regas que devem ser controladas, isto é deve manter a terra sempre úmida mas não encharcar com água. Quando o tempo estiver mais quente a rega deve ser diária para o solo não secar completamente, nas estações do ano mais frescas deve regar apenas 2 vezes por semana.
A melhor adubação para Mini Rosas é a orgânica, baseada em esterco animal, composto orgânico, farinha de osso e torta de mamona.
Ponha a roseira bem no meio do vaso e coloque o restante da terra com uma pá. Encha o vaso até a borda. Coloque a rosa perto de uma janela grande para que ela receba bastante luz solar. A minirrosa necessita de no mínimo seis horas sol por dia, portanto escolha bem o lugar.
Faça um buraco no vaso e acomode a muda. Assim que plantar, imediatamente compacte a terra ao entorno da muda, dando firmeza à mesma. Ao propósito de torná-la bem firme, assim que fizer o plantio, você pode amarrar a muda a uma estaca, usando uma haste de madeira ou uma vara de bambu.
Saiba como recuperar uma planta seca
A água da jarra Após os cortes das hastes, adicione para cada 1 litro de água, 50 mL da solução feita pelo suco de ½ Limão, 2 colheres chá de açúcar cristal e 2 colheres de chá de vinagre branco.
Como tratar a ferrugem Durante a estação de crescimento, deve aplicar um spray de enxofre, um fungicida ou um pesticida orgânico para que a planta possa crescer de uma forma saudável e consistente, sem qualquer vestígio de ferrugem.
Pessoal, para controlar o tripes, nós vamos pulverizar inseticidas debaixo das pétalas, fazendo uma cobertura para todas as pétalas e botões abertos. O uso de inseticidas seletivos, ou seja, que mata a praga e preserva o inimigo natural, deve ser utilizado. Não se esqueçam de usar o equipamento de proteção individual.
Mudanças no aspecto das folhas costumam indicar que a planta está doente. O amarelamento surge quando há pouca clorofila nas folhas e, por isso, a planta não consegue transformar alimento em energia.
Nitrogênio: A exigência do elemento é maior nos primeiros estádios de crescimento. Em sua falta ou insuficiência, o crescimento da planta é retardado e as folhas mais velhas tornam-se verde-amareladas (Figura 1). Se a falta do nutriente for prolongada, toda a planta apresentará esses sintomas.