Cada rim recebe o sangue através de uma das artérias renais, as duas ramificações emitidas pela artéria aorta ao longo da sua passagem pelo interior da cavidade abdominal.
Todo o rim é revestido pela cápsula verdadeira, que é uma membrana fibrosa intimamente colada à superfície do órgão. Ligando o rim aos tecidos circunvizinhos, encontra-se a fáscia renal, que é uma fina camada fibrosa.
Os rins são revestidos por três estruturas, uma capsula fibrosa, adiposa e uma fáscia renal. A capsula fibrosa tem como função envolver os rins e protege-los. A capsula adiposa representa uma gordura perirrenal, ou seja, que circunda os rins e seus vasos, para gerar sustentação e fixação renal.
Esse filtrado contém água, ureia, vitaminas, aminoácidos, ácido úrico, sais, etc. Durante o trajeto do filtrado glomerular pelo túbulo contorcido proximal, ocorre reabsorção de substâncias úteis pelos capilares do néfron. Ao longo desse trajeto mais de 99% da água filtrada no glomérulo é reabsorvida.
A urina é o produto da filtração do sangue pelos rins e é formada principalmente por água, sais e substâncias tóxicas, como a uréia e o ácido úrico. É um líquido amarelado, transparente, claro e ligeiramente ácido. O ser humano elimina diariamente entre 1L a 1,5L de urina.
A principal diferença é que no filtrado glomerular, além de substâncias tóxicas (uréia, toxinas), tem muitas substâncias úteis ao organismo, tais como água, glicose, vitaminas, aminoácidos e sais minerais diversos; e na urina é constituída por substâncias tóxicas ou em excesso, dissolvidas em água (urina: 95% por água; ...
1. Qual dos seguintes itens provocaria aumento do ritmo de filtração glomerular (RFG)? a) hiperproteinemia.
A EPO é responsável pela produção de glóbulos vermelhos (transportam o oxigénio para todos os órgãos e tecidos do organismo). Quando existe Doença Renal os rins não conseguem produzir a EPO em quantidade suficiente e como consequência há uma redução de glóbulos vermelhos surgindo a anemia.
A Determinação do Fluxo Plasmático Renal é um exame que faz parte da Medicina Nuclear e que busca estudar o funcionamento dos rins, mais especificamente do plasma sanguíneo que circula no interior dos rins do paciente para permitir um estudo do funcionamento do órgão.