O abdômen (abdome/abdómen) é a região do corpo localizada entre o tórax e a pelve. A sua abertura superior está voltada para o tórax e é cercada pelo diafragma.
É composto pelo esterno, doze pares de costelas, doze vértebras torácicas e articulações interconectadas. As principais articulações torácicas incluem os discos intervertebrais e as articulações costovertebrais, esternocostais, esternoclaviculares, costocondrais e intercondrais.
Em geral, as causas mais comuns das dores torácicas são: Doenças na região das costelas, cartilagem das costelas, músculos peitorais (dor musculoesquelética das paredes do tórax) ou dos nervos localizados no tórax; Lesões musculares; Inflamação da membrana que envolve os pulmões (pleurite);
É formado pelos 12 pares de costelas, o esterno (osso do peito), cartilagens costais e as 12 vértebras torácicas. Essas estruturas ósseas e cartilaginosas formam a caixa torácica que envolve a cavidade torácica e sustenta a cintura escapular. A cavidade torácica contém o coração, os pulmões e alguns órgãos abdominais.
Caixa torácica As costelas representam um conjunto de 12 ossos encurvados, sendo: 7 verdadeiras, 3 falsas e 2 flutuantes. As chamadas costelas verdadeiras são as que se ligam ao esterno, as costelas falsas ligam-se entre si e as costelas flutuantes não estão ligadas a nenhum outro osso.
O Tórax é constituído: posteriormente pelas 12 vértebras torácicas, anteriormente pelo osso do esterno, lateralmente por 12 pares de costelas. As costelas se dirigem para baixo e para frente, e formam um ângulo posterior que diminuir conforme for abaixando a costela, sendo a sétima costela a mais longa.
Esterno. É uma placa óssea alargada que forma a porção média da parede ventral do tórax.
A parede torácica é formada por todos os tecidos de revestimento e músculos dessa região.
A contração do músculo transverso do tórax puxa as cartilagens costais caudalmente, auxiliando assim na expiração. Entretanto, ele não é considerado parte dos músculos respiratórios primários, como os músculos intercostais ou o diafragma.
Resposta. Resposta: Diafragma• Lâmina músculo-tendínea que separa as cavidades do tórax e abdome;• Coração repousa sobre sua parte tendínea centralInserções:• Anterior – processo xifoide;• Lateral – face interna das 6 costelas inferiores;• Posterior – coluna vertebral.
A resposta é: Diafragma.
Músculos abdominais da região anterolateral
O grande dorsal ou "'latíssimo do dorso"' é um músculo que atua sobre os ombros. Têm a sua origem no processo espinhoso das vertebras T6-T12, sacro e cristas ilíacas, e a inserção distal está localizada no sulco intertubercular do úmero. A função deste músculo é de adução, rotação medial e extensão do braço.
Na camada superficial da região posterior do tronco, destacam-se dois grandes músculos: o Grande Dorsal e o Trapézio. Estes músculos revestem praticamente toda a região posterior do tronco.
Essas partes estão agrupadas em três curvas: cervical, torácica e lombar. Quando adequadamente alinhadas, essas curvas mantêm o seu corpo equilibrado. Elas também sustentam o seu corpo quando você se move. Ao distribuir o seu peso por toda a sua coluna, essas curvas previnem lesões nas costas.
A escápula, também conhecida como omoplata, é um osso achatado e triangular, localizado na parte superior das costas, que tem a função de estabilizar e auxiliar a movimentação dos ombros.