O praticante de caratê, segundo o Mestre Funakoshi, deve manter a mente distante do egoísmo e da maldade, devendo buscar a pureza de pensamentos, porém, deve estar em alerta para reagir adequadamente a tudo que encontrar pela frente.
O karatê chegou ao Brasil com os imigrantes japoneses, no ano de l908 com a colônia que se instalou no interior de São Paulo e na capital. ... O karate ganhou diversos adeptos a partir da fundação da Associação Brasileira de Karatê no ano de 1960, em São Paulo, pelo Professor Shikan Akamine.
Um bushi deve seguir cinco preceitos: Fidelidade, Paciência, Decisão, Controle e Etiqueta, demonstrando assim, o caráter pacífico da arte, e segundo Nagata (2000) o karatê e suas bases filosóficas perduram até os dias atuais.
1)O maior objetivo do karate é a perfeição do caráter, através de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo. Trabalha o corpo todo. Também conhecido como a “arte da mão vazia”, o Karatê combina movimentos do corpo em funções de defesa e contra-ataque. ...
O Karatê é uma arte marcial japonesa com fundamentos e princípios ligados ao respeito mútuo com o equilíbrio do corpo e mente de uma forma a alcançar e aprimorar o caráter e a harmonia na convivência social, buscando sempre a conformidade dos erros em uma vida de autoconfiança e consideração ao próximo.
Segundo os historiadores, o Kung Fu se originou há mais ou menos quatro mil anos, a partir da observação dos chineses sobre os movimentos dos animais. A principal filosofia dessa arte marcial se empenha no equilíbrio entre corpo, mente e espírito.