CID10 - R52 - Dor Não Classificada em Outra Parte.
R10 - Dor abdominal e pélvica - iClinic.
A dor na boca do estômago é o nome popular para a chamada dor epigástrica ou epigastralgia, que é a dor que surge na parte superior do abdômen, logo abaixo do tórax, região que corresponde ao local onde o estômago se inicia.
Quadro de instalação súbita de dor abdominal, geralmente grave, demandando a realização de rápido diagnóstico a fim de evitar complicações irreversíveis ou a morte do paciente. Importante observar que nem todos os quadros de abdome agudo terão desfecho cirúrgico, a exemplo da pancreatite aguda.
3 - Abdome Agudo Inflamatório As causas mais frequentes são a apendicite, colecistite aguda, pancreatite e diverticulite.
As possíveis causas incluem:
A classificação mais utilizada do abdome agudo é de acordo com o seu processo desencadeante:
Avalie o tipo de abdome, cujas formas de apresentação mais frequentes são: abdome normal ou atípico, abdome globoso, abdome em ventre de batráquio, abdome em avental, abdome pendular ou abdome escavado. Abdome normal ou atípico: plano, sem alteração do volume abdominal (Imagem 4). Imagem 4: Abdome normal ou atípico.
A rotina de abdome agudo inclui: radiografia de abdome AP em ortostase e decúbito dorsal + radiografia do tórax em ortostase (3 incidências no total). A rotina de abdome agudo inclui: radiografia de abdome AP em ortostase e decúbito dorsal + radiografia do tórax em ortostase (3 incidências no total).
A síndrome de abdome agudo pode ser reconhecida por seus sinais clínicos: dor abdominal aguda e retesamento dos músculos abdominais, podendo chegar ao chamado “abdome em tábua”. Essa dor costuma ter início súbito, ser progressiva e associar-se a doenças de resolução cirúrgica.
A peritonite é uma inflamação do peritônio, que é uma membrana que envolve a cavidade abdominal e reveste os órgãos do abdômen, formando uma espécie de saco.
As dores abdominais podem ser dividias em três grupos principais: Dor visceral: origina-se das vísceras abdominais, que são inervadas por fibras autonômicas. Elas respondem a sensações de distensão e contração muscular.
O que é Rigidez abdominal? Rigidez abdominal é a dureza do abdômen devido ao endurecimento dos músculos do estômago, que acontece quando alguém toca a região. Esta é uma resposta involuntária para prevenir a dor que essa pressão causaria devido a um problema interno.
Os espasmos abdominais são contrações involuntárias que afetam os músculos digestivos abdominais. Esses músculos não estão sob comando voluntário do indivíduo e funcionam de maneira automática para permitir o peristaltismo, que autoriza a progressão do conteúdo digestivo.
Quando o desconforto abdominal for causado por uma dor aguda, que não passa, e a barriga fica inchada no total, ou localizada numa pequena região, podem ser gases acumulados. Outras possibilidades incluem a má digestão, prisão de ventre, assim como a dor durante a ovulação ou até mesmo pode ser sintoma de gravidez.
5 remédios caseiros para dor de barriga
Medicamentos para Dor abdominal