O direito ao sindicalismo, é garantido pela Constituição Federal, que traz em seu artigo 8º, inciso V, que ninguém será obrigado a filiar-se ou manter-se filiado ao sindicato. Ou seja, a filiação é livre.
Os Sindicatos são entidades representativas de categorias com registros junto ao Ministério de Trabalho e Emprego, com a finalidade de representar e defender os interesses de seus associados ou contribuintes.
substantivo masculino Associação de indivíduos da mesma classe ou profissão, para a defesa de interesses classistas, profissionais ou econômicos: sindicato operário; sindicato patronal. Associação de capitalistas interessados na mesma empresa, que, para evitar a alteração de preços na venda, põem seus títulos em comum.
O surgimento do sindicalismo está ligado ao contexto da industrialização e consolidação do capitalismo na Europa a partir do século XVIII, quando ocorreu a Revolução Industrial. A época foi marcada pelas péssimas condições de vida e trabalho às quais estava submetida boa parte da população europeia.
O sindicato é uma associação que reúne pessoas de um mesmo segmento econômico ou trabalhista. Por exemplo, existem sindicatos de trabalhadores (carteiros, metalúrgicos, professores, médicos, etc) e também de empresários (conhecidos como sindicatos patronais).
Ela vem do Francês SYNDICAT, de SYNDIC, “representante de uma corporação”, do Grego SYNDIKOS, “advogado público”, de SYN, “junto”, mais DIKÉ, “julgamento, justiça, uso, costume”. Mais tarde adquiriu o sentido de “grupo de pessoas da mesma atividade com a finalidade de atender aos seus interesses”.
No Brasil o sindicalismo surgiu no final do século XIX. Os operários imigrantes que trabalhavam em diversas fábricas estavam insatisfeitos com suas condições de trabalho e então começaram a se unir para questionar e lutar pelos seus direitos, formando os primeiros sindicatos no país.
O Sindicato foi criado pelos próprios trabalhadores em defesa de seus interesses. Há mais de 200 anos, no século XVIII, na Europa, começou o que se chama de Revolução Industrial, a partir de descobertas tecnológicas que revolucionaram a prática da manufatura.
Os primeiros sindicatos nascem na Inglaterra, país considerado o “berço do capitalismo”. Entretanto, o direito à livre associação dos operários ingleses, apesar de já existirem organizações de trabalhadores, só foi permitido, legalmente e sem repressão, com a votação de uma lei no Parlamento da Inglaterra, em 1824.
As primeiras associações de trabalhadores surgiram na Inglaterra, onde eram violentamente reprimidas e obrigadas a atuar na semiclandestinidade. Em 1824 o parlamento inglês aprovou o direito à livre associação. Os sindicatos se espalharam por toda o país, em todos os ramos industriais.
Resposta. As relaçoes entre as condicoes de trabalho e o sentimento de insatisfacao diante da exploracao do empregador. Osurgimento de associacoes e depois sindicatos e uma resposta dos trabalhadores a tal situacao.
Resposta. os trabalhadores não eram a favor das medidas do estado, que de certa forma o prejudicava, assim, o trabalhadores se viam obrigados a lutar para garantir seus direitos, que geravam consequências.
A função do sindicato e orientar os trabalhadores sobre seus direitos e deveres, garantir que a legislação seja cumprida e defender os sindicalizado em todas as situações. O cartismo foi o primeiro movimento de trabalhodores da historia a buscar por melhores condições de trabalho para os operarios das fabricas.
Resposta