Como base da matéria prima dos tijolos ecológicos, temos o composto Solo Cimento, uma mistura de solo arenoso, água e cimento. Por ser ecológico, podemos ainda incorporar a massa o descarte de caliça oriunda de qualquer construção, bem como outros tipos de solo – conforme geologia local.
Como montar uma olaria: Nove coisas que você precisa saber
A decomposição dessa matéria-prima resulta em quatro elementos: mica, quartzo e barro. Após essa extração na natureza, o processo de fabricação de tijolos, na prática, consiste na mistura de diversos tipos de argila. ... Em seguida, todo o composto de argilas é reduzido uma argila pastosa, dividida em lâminas finas.
Características
Os tijolos eram unidos por meio de argamassa de argila ou areia fina. Nunca foram cozidos, mas eram usados apenas depois de completamente secos. Os ângulos inclinados da alvenaria de tijolos eram conseguidos pelo assentamento escaliforme das unidades. Os egípcios evitavam a construção de andaimes.
Em comparação com os blocos de concreto, os tijolos cerâmicos possuem produtividade maior por serem peças 40% mais leves. Além disso, têm menor consumo de argamassa de assentamento e revestimento. O material também absorve menos água, tendo boa impermeabilização. Oferece, ainda, excelente conforto térmico e acústico.
O piso cerâmico é feito com a prensagem da argila úmida e peneirada. Após o processo de prensa do piso cerâmico, ele passa por uma espécie de secadora para perder a umidade e ganhar resistência. Durante a esmaltação, o piso cerâmico recebe uma camada de engobe (uma espécie de cola) e o esmalte.