u
O gás carbônico ou dióxido de carbono, como o próprio nome diz, é um óxido. ... A emissão de CO2 ocorre também durante as queimadas, com elas o homem destrói a única forma de eliminar o gás prejudicial da atmosfera, que é através da fotossíntese.
O dióxido de carbono, anidrido carbônico ou gás carbônico é um composto químico responsável pelo aumento das reações causadas pelo efeito estufa na atmosfera terrestre, atingindo, atualmente, elevadas concentrações e contribuindo com os prejuízos causados pelo aquecimento global.
“Ao se combinar com a água, o excesso de CO2 forma o ácido carbônico (H2CO3), provocando o que chamamos de acidose ventilatória”, ensina o pneumologista Gustavo Prado, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. A condição pode reduzir a oxigenação sanguínea.
O dióxido de carbono pode ser utilizado em várias situações como no caso das bebidas chamadas carbonatadas que nada mais são as bebidas que possuem efervescência. Sua utilização também é feita em extintores durante os incêndios com o objetivo de isolar o oxigénio do combustível.
1,165 Kg/m3
Quando a luz incide em uma molécula de clorofila, essa absorve parte da energia luminosa que permite a reação do gás carbônico com água, produzindo carboidratos e liberando oxigênio.