Floresta Nacional Tongass, Alasca, Estados Unidos É a maior floresta nacional dos EUA e também a maior floresta de clima temperado e costeira intacta do mundo.
A floresta temperada inclui uma diversidade de tipos de vegetação e caracteriza-se pela presença de árvores com folhas largas, principalmente decíduas. De acordo com as características das regiões onde ocorrem, as florestas temperadas podem ser: floresta decídua temperada e floresta pluvial temperada.
Europa
Floresta Amazônica
Top 10 maiores florestas do mundo
As Maiores Florestas do Mundo (E Mais Bonitas!)
floresta tropical do Congo
floresta Amazônica
Floresta Amazônica
Conhecida como 'Pulmão do mundo', a Floresta Amazônica é a maior floresta do mundo, com aproximadamente 7 milhões de quilômetros quadrados.
O país com maior área florestal do mundo em termos absolutos é a Rússia, com cerca de 815 milhões de hectares. O Brasil é o segundo, seguido pelo Canadá. Em relação especificamente a florestas tropicais, o Brasil é o país com maior área no planeta.
floresta amazônica
Brasil lidera ranking de países com maior perda florestal na última década. O mundo tem mais de 4 bilhões de hectares de florestas, o que representa 31% da área total da Terra. Mais da metade (54%) delas está em apenas cinco países – Rússia, Brasil, Canadá, Estados Unidos e China.
Atualmente a terra conta com 4,06 bilhões de hectares de florestas, quase 1/3 da área do planeta. Dividido per capta isso equivale a cerca de 0,52 ha de floresta para cada pessoa.
O desmatamento é uma questão de ordem mundial. De acordo com dados fornecidos pelo Observatório Mundial das Florestas, a devastação das florestas alcançou cerca de 29,7 milhões de hectares no mundo todo em 2016, um aumento de quase 51% comparado a 2015.
Até agora, cerca de 700.
É muito comum ouvir que a Amazônia é o pulmão do mundo e, reconhecendo sua vital importância para o planeta, os pesquisadores já rebatem essa frase há algum tempo. Isso porque a maior parte do oxigênio que produz é consumido pela própria floresta amazônica na respiração e na decomposição de animais e plantas.
De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Florestas, as algas marinhas são responsáveis pela produção de 54% do oxigênio do mundo e os mares funcionam como reguladores do clima no planeta, por isso eles são considerados os pulmões do mundo.
As algas marinhas são responsáveis pela produção de 54% do oxigênio do mundo e os mares atuam como reguladores do clima no planeta.
A ideia de a Amazônia ser o 'pulmão do mundo' parte do fato de que a enorme quantidade de árvores e plantas existentes no local seria essencial para produção de oxigênio para o planeta, com o elemento sendo o necessário para que as pessoas respirem e consigam se manter vivas.
Mas é correto afirmar que a "Amazônia é o pulmão do mundo"? A resposta é não. Na realidade, quem merece esse título são as algas marinhas. ... Durante a fotossíntese, as plantas e algas fazem o processo inverso dos seres humanos e demais animais, consumindo o gás carbônico e liberando oxigênio.
A região Amazônica concentra 20% da água doce do planeta. A manutenção de florestas nas margens de rios evita erosões, assoreamentos e garante alimento para vários organismos aquáticos. ... O sombreamento da floresta mantém sua umidade e a protege contra os incêndios.
De onde vem a maior parte do oxigênio que respiramos, das árvores ou das algas marinhas? O oxigênio produzido pelas algas passa para o ar porque, quando há gás demais na água, ele extravasa para a atmosfera. ... Portanto o grande pulmão do mundo são os oceanos e não a Amazônia.
Esse processo acontece através da fotossíntese. ... Durante a fotossíntese, as plantas e algas fazem o processo inverso dos seres humanos, consumindo o gás carbônico e liberando oxigênio. No entanto, as plantas respiram dia e noite, consumindo também o oxigênio que produzem.
A principal forma de produção do oxigênio é a fotossíntese realizada por todas as plantas clorofiladas, algas e algumas bactérias. A fotossíntese é um processo pela qual as plantas transformam água e gás carbônico na presença de luz e clorofila em compostos orgânicos bem mais energéticos e oxigênio.
Os responsáveis pela produção de oxigênio são as algas - seres aquáticos que podem ser microscópicos ou macroscópicos – e que, juntos, formam o chamado fitoplâncton. Acredita-se que o fitoplâncton produza cerca de 98% do oxigênio atmosférico.