- IODIMETRIA: um analito redutor é titulado diretamente com uma solução aquosa de iodo. ... - IODOMETRIA: um analito oxidante é adicionado a um excesso de solução de íons iodeto (I-), produzindo I2, que reage com o excesso de I-, produzindo íons tri-iodeto.
Para determinação do teor de Vitamina C (ácido ascórbico) usa-se a reação de oxi-redução. Que se fundamenta em dois métodos, utilizando titulação iodométrica direta (ou iodimetria) com uma solução padrão de iodo preparada mediante diluição do iodo em solução aquosa de iodeto de potássio (KI).
O ácido ascórbico também pode ser obtido a partir de síntese laboratorial. Essa síntese ocorre de várias formas, sendo a principal a que utiliza a glicose como molécula precursora (reagente) para depois submetê-la a processos de redução e oxidação.
Os métodos analíticos para determinar vitaminas, geralmente, estão baseados na coloração que a solução apresenta na presença da vitamina, por isso, é utilizado colorímetro ou espectrofotômetro para realizar a análise.
Para a determinação de vitaminas lipossolúveis em alimentos, a maioria das técnicas envolve etapas de saponificação, extração com solvente orgânico e quantificação por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) com detecção por fluorescência ou ultravioleta-visível (UV-Vis).
O teste baseia-se em uma reação química que ocorre entre o iodo e o ácido ascórbico (vitamina C). A adição de iodo à solução amilácea (água + farinha de trigo ou amido de milho) provoca uma coloração azul intensa no meio, devido ao fato de o iodo formar um complexo com o amido.
Uma complexação, titulação complexométrica ou complexometria, representa uma técnica de análise volumétrica que visa a formação de um complexo de coloração, na reação entre o analito e o titulante, sendo usado para indicar o ponto final da titulação um indicador.