EQST

Qual A Lei Que Rege O Simples Nacional?

Qual a lei que rege o Simples Nacional?

O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

Quem criou a Lei do Simples Nacional?

O regime de tributação Simples Nacional, teve início como um projeto instituído pelo Governo Federal no ano de 1996, que visava um tratamento diferenciado voltado para as microempresas e empresas de pequeno porte, chamado de Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições, popularmente conhecido como Simples ...

Quais empresas se encaixam no Simples Nacional?

Podem optar pelo Simples Nacional empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões em 2018....Confira quem são eles:

  • Micro e pequenas cervejarias: CNAE 1113-5/02.
  • Micro e pequenas vinícolas: CNAE 1112-7/00.
  • Produtores de licores: CNAE 1111-9/02.
  • Micro e pequenas destilarias: CNAE 1111-9/01 e 1111-9/02.

O que é preciso para passar de Mei para me?

Passo a passo para migrar de MEI para ME

  1. Solicitar o desenquadramento no Portal do Simples Nacional. ...
  2. Comunicar a Junta Comercial do seu estado. ...
  3. Atualizar os dados cadastrais da sua empresa na Junta Comercial e demais órgãos locais. ...
  4. Pague os tributos e impostos corretamente.

Como transformar o MEI em me na Jucesp?

Para transformar MEI em LTDA, você deve fazer o registro de alteração contratual. Ele é realizado na Junta Comercial do Estado onde a empresa está localizada. Trata-se de um registro contratual de sociedade.

Como transformar uma empresa MEI em Eireli?

É possível transformar MEI em EIRELI a qualquer momento, seja por comunicação obrigatória ou por opção do empreendedor. ... Para se manter como MEI é preciso que o faturamento anual não ultrapasse os R$ 81 mil, já considerando a nova regulamentação que entrou em vigor em janeiro de 2018.

Qual diferença de Mei para Eireli?

A mais popular, sem dúvida, é o MEI (Microempreendedor Individual), a modalidade jurídica mais simples e barata para o empresário. Outra modalidade é a EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).

Quem tem MEI pode ter Eireli?

O mesmo dono pode ter mais de uma sociedade, pode ter uma EIRELI, uma EI e participar do quadro societário de quantas sociedades limitadas quiser. A única exceção, é claro, é o MEI, mas não por causa dessa nova forma de sociedade, mas porque as regras do MEI não permitem, como já explicado.

Como transformar uma empresa individual em Eireli?

Para proceder com a alteração de empresa individual para EIRELI, é preciso do Registro de transformação de empresário ou sociedade limitada em EIRELI, em conformidade com a Lei nº 12.

É possível transferir uma empresa individual para outra pessoa?

Como regra geral, o registro de empresário individual não poderá ser transferido à outra pessoa, excetuando-se o caso de haver autorização judicial para o ato, em caso de falecimento ou incapacidade do titular.