Podemos afirmar que a sociedade atual, ou melhor, a idade contemporânea é fundamentada após o fato da Revolução Francesa, fundamentada nos ideais iluministas. ... O iluminismo criou a concepção de mundo fundamentado na lei, no voto, democracia representativa e que os governos devem seguir a constituição.
As ideias iluministas estão presentes nos dias de hoje nas formas de governo, modelos científicos, de educação e de economia que são predominantes no mundo ocidental.
A principal influência do iluminismo, principalmente francês, pôde ser notada no processo de Inconfidência Mineira (1789). Alguns inconfidentes conheciam as propostas iluministas e usaram como base para fundamentar a tentativa de independência do Brasil.
Entre os principais elementos que podemos citar estão o Método Experimental, a base do modelo científico, idealizado por Francis Bacon, a República Liberal, o modelo político que posteriormente ficaria conhecido como a "Democracia Ocidental", empregado até os dias atuais, e o modelo capitalista de produção.
Vários aspectos da nossa sociedade são iluministas, como: democracia, liberdade de expressão, de imprensa, direitos iguais (pelo menos deveria haver - está lá na Constiuição), organização dos poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário - desenvolvidos pelos iluministas), os próprios moldes da educação também são ...
O liberalismo ajudou no modo econômico, como o capitalismo e a democracia. Fazendo com que as pessoas comecem seus próprios negócios, ou seja, o Estado passava a ter menos concentração de fábricas e terras.
Pode se dizer que o iluminismo deixou como herança a valorização da razão, um maior acesso ao conhecimento (que antes pertencia apenas a igreja), as ideias iluministas influenciaram em questões politicas e econômicas com a busca de um estado mais democratico e de uma economia mais liberal.
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política. ... - O Antropocentrismo, ou seja, o avanço da ciência e da razão. - O predomínio da burguesia e seus ideais.
O Iluminismo foi um movimento intelectual europeu surgido na França no século XVII. A principal característica desta corrente de pensamento foi defender o uso da razão sobre o da fé para entender e solucionar os problemas da sociedade.
O Iluminismo, também conhecido como Século das Luzes e Ilustração, foi um movimento intelectual e filosófico que dominou o mundo das ideias na Europa durante o século XVIII, "O Século da Filosofia".
Resposta. A Europa em geral vivia no Antigo Regime (política absolutista, economia mercantilista, sociedade estamental e intolerância filosófica e religiosa), numa transição em que conviviam o capitalismo com resquícios do feudalismo como a servidão.
No texto base deste trabalho “O que é o Iluminismo?”, Kant revela a ideia iluminista da existência de possibilidade de o homem seguir por sua própria razão, sem deixar enganar pelas crenças religiosas, tradições e opiniões alheias.
O Renascimento e o Advento da Filosofia Moderna A Idade Moderna compreende o período entre a tomada de Constantinopla – então sede do Império Bizantino – pelo Império Turco Otomano, em 1453, e a Revolução Francesa, em 1789.
Em cinco períodos, épocas ou idades - ao que se denomina periodização clássica da história - como a Pré-história, a Idade Antiga, Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea. ... Surge a agricultura e a pecuária, os quais levaram os homens pré-históricos ao sedentarismo e a criação das primeiras cidades.