Age no organismo como um neurotransmissor. A feniletilamina estimula a produção de dopamina e serotonina, hormônios relacionados à sensação de prazer e bem-estar. Nosso corpo produz feniletilamina quando sentimos desejo por alguém ou nos apaixonamos, por isso, o cacau também é considerado um alimento afrodisíaco.
O cacau ajuda a promover a saúde cardiovascular por ser rico em fitoquímicos e flavonoides antioxidantes, que combatem os radicais livres. Além disso, auxilia ainda no controle dos níveis de colesterol e pressão arterial.
Por conter grandes quantidades de açúcar e gordura em sua composição, ele possui alto índice glicêmico e pode trazer malefícios à saúde quando consumido em excesso, como diabetes e aumento de colesterol, e à pele, como aumento de acne e da inflamação.
Benefícios do cacau em pó à saúde
Além de ser antioxidante, o cacau também é anti-inflamatório e protetor do sistema cardiovascular. Para obter estes e outros benefícios, o ideal é consumir 2 colheres de sopa de cacau em pó por dia ou 40 gramas de chocolate amargo, o que corresponde a 3 quadradinhos, aproximadamente.
O cacau ajuda a regular a flora intestinal, pois contém flavonoides que servem como alimento para as bactérias probióticas – que, por sua vez, beneficiam o intestino. Rico em fitoquímicos e flavonoides antioxidantes (que combatem os radicais livres), o cacau ajuda a promover a saúde cardiovascular.
Podemos inserir na alimentação as sementes torradas, comer a polpa pura ou ainda fazer um delicioso suco. Para degustar a polpa, abra o cacau, retire semente por semente e chupe a polpa ao redor. O sabor é adocicado e ácido e a textura é escorregadia.
Para o consumo, o cacau em pó combina muito com frutas e iogurtes. Algumas pessoas gostam até de fazer bolos e cookies utilizando o ingrediente. Porém, é necessário evitar misturá-lo com bicarbonato de sódio, pois isso reduz os componentes ativos do fruto.
Ingredientes
da Folha Online Tanto o cacau quanto o chá contêm polifenol, uma classe de substâncias químicas conhecidas por ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e que estão presentes na maioria das frutas e verduras. O cacau, porém, contém um tipo de polifenol diferente do chá --procianidina--, que parece ser mais ativo.
Achocolatado de cacau em pó Afinal, assim como ocorre com o chocolate em barra, ele também consegue substituir muito bem o em pó, com a vantagem de ser mais nutritivo. Mais uma vez, seu preparo é muito simples: basta misturá-lo com leite e pronto!
Os mais comuns são os flavonoides: Epicatequina, catequina e procianidinas, o que confere a casca de cacau uma ação anti-inflamatória, antioxidante, ações anti-bacteriana, anti-viral e de inibição de enzimas relacionadas a produção de substâncias inflamatórias, como as da via ciclooxigenase.
O fertilizante de casca de cacau é feito no campo. Depois de quebrado os frutos e retiradas às amêndoas, as cascas são armazenadas e cobertas com folha de bananeiras, a fim de, acelerar a decomposição. Logo em seguida, a mistura é peneirada e diluída em água e está pronta para ser aplicada.
Isso mesmo, a casca pode ser transformada diretamente em uma espécie de pote para armazenar os bombons ( e o que mais quiser). A outra destinação é moer o material e adicionar a uma resina natural a base de mamona, que não tem impactos, produzindo assim placas que podem ser transformadas em caixas.
Em uma tigela resistente ao calor, coloque as amêndoas e adicione a água fervente sobre. A água deve cobrir todas as amêndoas, deixe descansar por 15 minutos. Agora é só começar a retirar a pele com as mãos mesmo. Só tenha cuidado com a água, depois do tempo de espera ela deve esfriado.
- Quebrar as amêndoas com um martelo, maçã ou algum outro objeto similar, com cuidado para não golpear os dedos nem estragar a superfície que estamos usando. - Usar uma máquina de cortar amêndoas para facilitar a tarefa, caso a quantidade de frutos seja elevada.