Segundo Marcellino (1996), os espaços especialmente concebidos para a prática das várias atividades de lazer. ... São chamados de equipamentos específicos.
Como não há uma atividade urbana, mas um conjunto delas, por extensão podemos ver que são equipamentos urbanos todos os que são necessários ao desempenho destas atividades todas. É lógico que isto incluirá muitas coisas, como a rua, a sarjeta, o meio fio, o cano, o edifício, o ônibus e o metrô.
Os equipamentos sociais são a estruturação destas ações, é um instrumento das redes que objetiva basicamente fortalecer a população local, minimizar os problemas sociais existentes, ser um local de articulação de políticas socais.
Mobiliários Urbanos são equipamentos e objetos instalados em espaços públicos disponíveis para o uso da população ou suporte dos serviços da cidade. Bancos, pontos de ônibus, lixeiras e postes de sinalização são alguns exemplos.
Os equipamentos sociais são lugares de vivência colectiva, onde infecções cruzadas podem facilmente ocorrer devido ao contacto próximo entre pessoas, ou seja, patógenos são transmitidos de uma pessoa para outra; A fonte de infecção pode ter sido de funcionários, visitantes ou utentes dos serviços (tal como utentes ...
Pela perspectiva da vigilância o território é o local do evento a partir do qual se organiza as ações de promoção, prevenção e controle destes eventos. Estratégia política implantada no Brasil na década de 90 com o intuito de mudar o modelo de atenção em saúde.
A escola, como um dos principais equipamentos sociais, tem sido desafiada cotidianamente em articular o conhecimento que é trabalhado no contexto escolar com a realidade social do aluno, ou seja, seus problemas e necessidades sociais.