Defendia que o capitalismo como sistema era um modo de produção historicamente transitório cujas contradições internas o levariam à queda, sendo inevitavelmente substituído. ... Contrário ao que muitos analistas, entre eles alguns marxistas ainda afirmam, Marx não acreditava que o colapso do capitalismo fosse inevitável.
O pensador acreditava que, se os trabalhadores se unissem, eram capazes de criarem uma sociedade sem classes. A esse grande momento de mudança Marx deu o nome de Revolução Socialista. Depois dela, segundo ele, seria possível se estabelecer uma nova ordem social mais justa e igualitária.
Resposta. Resposta: As principais ideias de Karl Marx são a teoria do valor-trabalho, luta de classes, alienação e comunismo. Ele é o co-fundador do marxismo e tem vários livros publicados, sendo os dois mais famosos “O Capital” e “O Manifesto Comunista”.
Émile Durkheim (1858-1917) foi um sociólogo francês. É considerado o pai da Sociologia Moderna e chefe da chamada Escola Sociológica Francesa. É o criador da teoria da coesão social. Junto com Karl Marx e Max Weber, formam um dos pilares dos estudos sociológicos.
Fato social é um conceito sociológico que diz respeito às maneiras de agir dos indivíduos de um determinado grupo e da humanidade em geral. Segundo Émile Durkheim, pensador francês considerado clássico da sociologia, os fatos sociais moldam a maneira de agir das pessoas pela influência que eles exercem sobre elas.
O conceito e as características do fato social Durkheim - compreendendo os fatos sociais como “Formas de sentir, pensar e agir – valores morais, crenças, normas, doutrinas” bem como suas características próprias (generalidade, exterioridade e coercitividade).
Resposta. C - Ciência que estuda os grupos,sua organização e sua influência sobre a vida dos indivíduos.
Fato Social consiste em maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo e dotados de um poder coercitivo em virtude do qual lhe impõem. ... Se define o fato social como uma norma coletiva com independência e poder de coerção sobre o indivíduo.
O fato social são os agentes reais ou o conjunto de maneiras que estão no centro de uma sociedade. Esta definição foi formulada pelo fundador da sociologia, Émile Durkheim (1858-1917). ... Assim, o fato social o obriga a se adaptar às regras da sociedade.
Comer ou dormir, por exemplo, não podem ser considerados fatos sociais, pois são características inerentes a todos os seres humanos. Pensar o fato social é também pensar o contexto cultural, os hábitos culturais e morais daquela sociedade como por exemplo: andar vestido.
Coercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.
Exterioridade A exterioridade é a característica que denomina os fatos sociais exteriores ao indivíduo e que já estão organizados quando ele nasce. Coercitividade A coercitividade está relacionada ao poder ou à força que os padrões da cultura de uma determinada sociedade são impostos aos integrantes.
A coesão é elemento constituinte do grupo social. A coesão social é fundamental para que tenhamos uma sociedade melhor. Sem coesão teremos um estado de anomia e uma desintegração social, por isso ela deve ser objeto de políticas públicas.
A coesão das sociedades tradicionais deriva do seu compartilhar de costumes, valores, normas e crenças sociais, de forma que ela é bastante homogênea. ... Esse consenso ainda seria fruto da ação individual, que buscaria manter a coesão a partir da sua participação e compartilhamento desses valores.