Leonardo da Vinci foi um dos mais importantes artistas renascentistas, além de pintor era conhecido também por suas habilidades no campo das ciências, anatomia e escultura. Sua importância está diretamente relacionado ao estilo imposto a suas obras e a ser um dos principais nomes do movimento.
O Renascimento foi o primeiro grande movimento artístico, científico, literário e filosófico da modernidade. O que foi o Renascimento? O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna.
Cientista e inventor, Da Vinci foi um homem à frente do seu tempo e realizou consideráveis estudos nas áreas de anatomia humana, escultura, óptica, matemática, arquitetura, engenharia civil, entre outras. Ele nasceu em 15 de abril de 1452, na Vila de Vinci na Toscana, na Itália.
Leonardo da Vinci foi um dos mais importantes artistas italianos do período renascentista. ... Foi o que se pode chamar de gênio, dedicando-se aos estudos em diversos campos da arte e do conhecimento em uma época em que ocorriam intensas transformações que guiavam o mundo rumo à modernidade.
O corpo humano em todas as suas vertentes foi fonte de inspiração para as obras de grandes pintores renascentistas, como Michelangelo e Leonardo da Vinci, este último considerado o que fez a mais perfeita reprodução da biologia do homem nas telas.
Leonardo desenhou muitos estudos sobre o esqueleto humano e suas partes, bem como os músculos e nervos, o coração e o sistema vascular, os órgãos sexuais e outros órgãos internos. Ele fez um dos primeiros desenhos científicos de um feto no útero.
As quatro principais inovações na pintura foram:
sfumato