O que é Mesossalpinge: Prega lateral do mesovário que passa sobre a tuba uterina (trompa), participando do sistema suspensor e fixador do ovário e principalmente da tuba uterina, constituindo-se de membrana peritoneal.
O Perimétrio é representado pelo peritoneu visceral que recobre tanto a parte visceral como a intestinal do órgão ao nível das bordas laterais do mesmo, os dois folhetos expandem-se lateralmente para constituir os Ligamentos Largos do Útero.
A Istmo é a porção menos calibrosa, situada junto ao útero, enquanto a ampola é a dilatação que se segue ao istmo. A Ampola é considerada o local onde normalmente se processa a fecundação do óvulo pelo espermatozoide.
Possuem camadas muscular, mucosa e serosa e se dividem em quatro partes:
As tubas uterinas transportam os óvulos que romperam a superfície do ovário até a cavidade do útero. Por elas passam em direção oposta os espermatozoides e é onde, habitualmente, ocorre a fecundação. As tubas uterinas estão subdivididas em quatro partes: uterina, istmo, ampola e infundíbulo.
Tubas uterinas são dois ductos que unem o ovário ao útero. ... Estas fímbrias movimentam-se, carregando o ovócitoulo pelo interior da tuba uterina, com o auxílio das células ciliadas presentes na região e também de contrações musculares da parede. É na porção denominada ampola que ocorre normalmente a fecundação.
As tubas uterinas tem a função de transportar os óvulos que romperam a superfície do ovário até a cavidade do útero.
Estruturalmente, a tuba uterina é constituída por quatro camadas concêntricas de tecidos que são, da periferia para a profundidade, a túnica serosa, tela subserosa, túnica muscular e túnica mucosa.
As tubas uterinasReprodução Humana é a área da medicina que visa o tratam... veja mais, também conhecidas por trompas de Falópio, são dois tubos contráteis, com 10 cm aproximadamente, que se estendem de cima do útero para os lados da pelve.
A fecundação, momento em que um ovócito secundário é penetrado por um espermatozoide, ocorre geralmente nas tubas uterinas, na sua porção distal. Diferentemente do óvulo, os espermatozoides chegam até esse local através de estruturas locomotoras, os chamados flagelos.
A mucosa é formada por um epitélio colunar simples e de uma lâmina própria de tecido conjuntivo frouxo. O epitélio é composto por dois tipos celulares, um é ciliado e o outro é secretor. Os cílios batem em direção ao útero, movimentando nessa direção uma película de muco que cobre sua superfície.
A tuba uterina possui epitélio cilíndrico simples composto essencialmente por células ciliadas e secretórias não-ciliadas. Na vaca e na porca o epitélio pode apresentar-se, em algumas regiões, cilíndrico pseudo-estratificado (Banks, 1993).
Tubas Uterinas A porção do ligamento largo que ancora cada tuba é chamada mesosalpinge. A porção medial da tuba uterina, de calibre menor, é chamada istmo. A extremidade distal de cada tuba é chamada infundíbulo, e se abre na cavidade abdominopélvica, muito perto do ovário.
Tuba Uterina: Lâmina 109 (HE) A mucosa é revestida por epitélio cilíndrico simples secretor contendo células produtoras de muco intercaladas com células cilíndricas ciliadas. A lâmina própria é unida diretamente à túnica muscular que apresenta uma camada circular interna e uma longitudinal externa.
A vagina é revestida por uma camada de células planas denominadas células escamosas. Esta camada de células é também chamada de epitélio ou revestimento epitelial, por ser formada por células epiteliais. A parede vaginal sob o epitélio contém tecido conjuntivo, tecido muscular, vasos linfáticos e nervos.
É geralmente nas tubas uterinas que ocorre a fecundação. Contrações peristálticas e cílios presentes nesse órgão auxiliam no transporte do óvulo até o útero. Útero: O útero é um órgão em formato de pera que apresenta três partes principais: o corpo, o fundo e o colo uterino.
O colo uterino é recoberto por epitélios escamoso e colunar estratificados não-queratinizados. Esses dois tipos de epitélio encontram-se na junção escamocolunar.
O epitélio que reveste o canal endocervical e as criptas endocervicais consiste de uma única camada de células colunares muco-produtoras. Estas células são altas e cilíndricas e são dispostas em um arranjo em "cerca". ... Sua principal função é a de movimentar o muco ativamente ao longo da membrana mucosa.
Geralmente, antes da gravidez, o colo do útero está fechado e firme. À medida que a gravidez prossegue, o colo do útero vai se preparando para o parto, tornando-se mais macio e mais aberto. No entanto, em situações de insuficiência do colo uterino, ele pode abrir cedo demais, podendo levar a um parto precoce.
Os dois tipos principais de células que cobrem o colo do útero são as células espinocelulares (no exocervice) e as células glandulares (no endocervice). O local onde estes dois tipos de células se encontram é denominada zona de transição, e onde a maioria dos cânceres de colo de útero se origina.
Além de realizar do preventivo quando indicado, a partir do exame especular pode- se descrever o colo do útero quanto à coloração da mucosa, à presença de mácula rubra ao redor do orifício externo e em relação à configuração do orifício externo, habitualmente puntiforme em nulíparas e em fenda transversa em multíparas.
Um útero aumentado é comum e pode ser um sintoma de uma variedade de condições médicas, algumas das quais requerem tratamento. Duas das causas mais comuns de um útero aumentado são miomas uterinos e adenomiose.
Enquanto houver menstruação, útero e ovários é possível sim engravidar. Mas dependendo do que causou o aumento dos ovários, pode ser um pouco mais difícil, como por exemplo o quadro clássico de sindrome dos ovarios policísticos. O mesmo ocorre com o utero.
Significado de Gravídico adjetivo Que acontece durante uma gravidez; próprio do período em que uma mulher está grávida: procedimentos gravídicos; incidentes gravídicos. Etimologia (origem da palavra gravídico). Grávido + ico.
Os miomas que comprovadamente reduzem a chance de gestação são os chamados submucosos, ou seja, que ocupam a cavidade interna do útero. Outro tipo de mioma que tem prejudica a fertilidade é aquele que fica na parede do útero (intramural) e que o distorce.